Instabilidade de Jeans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A instabilidade de Jeans causa o colapso de nuvens de gás interestelar e a subsequente formação de estrelas. A instabilidade ocorre quando a pressão interna na nuvem não é suficientemente elevada para evitar que se produza um colapso gravitacional de uma região que contém matéria. Para que exista estabilidade, a nuvem deve estar em equilíbrio hidrostático,

\frac{dp}{dr}=-\frac{G\rho M_{enc}}{r^2},

onde M_{enc} é a massa contida, p é a pressão, G é a constante gravitacional e r é o raio. O equilíbrio é estável se as perturbações menores forem amortecidas e instável se forem amplificadas. De maneira geral, a nuvem é instável se for ou muito massiva a uma dada temperatura ou muito fria para uma dada massa para que a gravidade possa compensar a pressão do gás.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Longair, Malcolm S., "Galaxy Formation" 1998.