Jack the Giant Killer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jack the Giant Killer
Jack, o Matador de Gigantes[1] (BR)
O Matador de Gigantes[2]
(BR)
Jack - O Matador de Gigantes[3]
 (BRA)
Jack the Giant Killer
Kerwin Mathews é Jack
 Estados Unidos
1962 •  cor •  94 min 
Gênero aventura
fantasia
Direção Nathan H. Juran
Roteiro Orville H. Hampton
Nathan H. Juran
Elenco Kerwin Mathews
Judi Meredith
Torin Thatcher
Idioma inglês

Jack the Giant Killer é um filme de aventura e fantasia estadunidense de 1962, dirigido por Nathan H. Juran para a United Artists. O roteiro do diretor e de Orville H. Hampton adapta para o cinema uma história do folclore inglês sobre o "matador de gigantes".[4] Com muitos efeitos especiais com a técnica de animação conhecida como stop motion ou quadro-a-quadro, de autoria de Jim Danforth. O filme mais tarde foi reeditado e relançado como um musical pelo produtor Edward Small. A razão para essa alteração foi a Columbia Pictures, que lançara The 7th Voyage of Sinbad, e ameaçou processar Small devido às semelhanças. O filme original sem as músicas voltou a ser distribuído 30 anos depois sem nenhum protesto daquele estúdio e a United Artists continuou proprietária dos direitos da versão musical. O filme reuniu novamente os principais atores de '7th Voyage'.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Torin Thatcher em cena do trailer

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena do filme

No Ducado da Cornualha, no período medieval, o maligno feiticeiro Pendragon, senhor dos gigantes, bruxas e todas as criaturas do mal, é derrotado e exilado pelo poderoso mago Herla. Com a morte do mago, Pendragon tenta novamente se apossar do Trono da Inglaterra e para isso rapta a Princesa Elaine, enviando seu monstruoso gigante Cormoran. Depois de escapar do castelo e ir em direção ao barco do servo de Pendragon, Garna, o monstro carregando a princesa é avistado pelo lavrador Jack, que imediatamente parte para salvar a moça. O resgate é bem sucedido e Jack é sagrado cavaleiro devido a seu heroísmo. Mas Pendragon não desiste e volta a perseguir a princesa, que viajava de barco acompanhada de Jack disfarçados de camponeses, até um convento na Normandia para se esconder do vilão. Jack é lançado ao mar junto com o filho do capitão, Peter, mas ambos são salvos pelo viquingue solitário Sigurd. Jack conta que precisava resgatar a princesa e acaba convencendo o leprechaun Diaboltin aprisionado numa garrafa, de posse de Sigurd, a ajudá-lo em sua missão com a magia dele. Jack, carregando a garrafa com Diaboltin, chega ao castelo de Pendragon, numa lha remota, sem saber que a Princesa fora enfeitiçada pelo bruxo e irá trair-lhe na primeira oportunidade.

Produção[editar | editar código-fonte]

A luta entre Jack e o gigante Cormoran é o destaque na parte inicial do filme

O conto de fadas foi adaptado anteriormente por Hollywood em 1917, 1924 (curta-metragem), 1931 (desenho animado) e 1952.[4]

Edward Small anunciou o filme em 1959, dizendo que iria desenvolver os efeitos especiais em dois anos. As primeiras filmagens foram iniciadas em setembro de 1959, em 70 mm e widescreen, mas foram apagadas anos depois.[5]

O filme teve locações na Ilha Santa Catalina na Califórnia.[6]


Filme de 2013[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jack the Giant Slayer

Um filme dirigido por Bryan Singer e estrelado por Nicholas Hoult foi lançado em 1 de março de 2013, com o título Jack the Giant Slayer.[7] Fora anunciado primeiramente como Jack the Giant Killer, mas não é uma refilmagem de 1962. É uma nova versão da tradicional história de João e o Pé de Feijão mesclada com elementos de outros contos inclusive o do "Matador de Gigantes".

Referências

  1. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo (Brasil): Global Editora. p. 107 
  2. «O Matador de Gigantes». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 12 de abril de 2024 
  3. «Jack - O Matador de Gigantes». Brasil: CinePlayers. Consultado em 12 de abril de 2024 
  4. a b FAIRY TALE LISTED BY UNITED ARTISTS: Edward Small Will Produce 'Jack the Giant Killer' -- 3 Films Open Here Today By HOWARD THOMPSON. New York Times (1923-Atual) [New York, N.Y] 08 de julho de 1959: 26.
  5. 'Jack, Giant Killer' Planned by Small: Dieterle, Fritz Lang Active in Germany; Another 'Golem' Scheuer, Philip K. Los Angeles Times (1923-Atual) [Los Angeles, Calif] 08 de julho de 1959: B7.
  6. Of Local Origin New York Times (1923-Atual) [New York, N.Y] 05 de julho de 1960: 35.
  7. Flemming, Kit (11 de fevereiro de 2010). «Nicholas Hoult To Star In 'Jack The Giant Killer'». Deadline.com. Consultado em 2 de março de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.