Jogos Pan-Helénicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Jogos Pan-Helénicos (português europeu) ou Pan-Helênicos (português brasileiro) é o termo coletivo utilizado para designar quatro festivais separados que se realizavam periodicamente na Antiga Grécia.

Esses quatro jogos eram:

Os jogos realizavam-se segundo um ciclo de quatro anos, conhecido como Olimpíada, que era uma das formas usada na antiga Grécia para medir o tempo. Os Jogos Olímpicos representavam o ano um do ciclo, seguindo-se, em diferentes meses do ano dois, os Jogos Nemeus e Ístmicos. No terceiro ano do ciclo tinha lugar os Jogos Pítios e no quarto ano repetiam-se os Jogos Nemeus e Ístmicos. O ciclo voltava novamente ao início no ano seguinte com os Jogos Olímpicos. A organização dos jogos tinha em conta a possibilidade de atletas individuais participarem em todos os festivais.

Os participantes nos Jogos podiam ser originários de todo o mundo grego, incluindo as suas diversas colónias, desde a Ásia Menor até à Ibéria. No entanto os participantes teriam de ser razoávelmente ricos para poderem pagar pelos treinos, transporte, alojamento e outras despesas. Mulheres, escravos e não-gregos não tinham permissão para participar, se bem que existiram excepções, como no caso de Filipe II da Macedónia e Nero. No caso das mulheres, apenas as virgens tinham permissão para assistir aos jogos.

Os eventos principais de cada um dos festivais eram as corridas de quadriga, lutas, boxe, pancrácio, stadion e outras corridas a pé, salto em comprimento, lançamento do dardo, e lançamento do disco. Excepto nas corridas de quadriga, os participantes disputavam todas as modalidades nús.

Os mais antigos registos escritos que referem os Jogos Olímpicos datam de 776 a.C., mas há indícios de que a sua origem remonte alguns séculos antes. Os outros três jogos foram instituídos no século VI a.C..

Ver também[editar | editar código-fonte]