Jogos da Micronésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Jogos da Micronésia, ou Microjogos, (em inglês: Micronesian Games, Micro Games) são um evento multiesportivo que acontece englobando as ilhas da Micronésia. Os primeiros Jogos foram em Saipan, Ilhas Marianas do Norte. Saipan também foi sede da edição edição mais recente, em 2006. Os Jogos da Micronésia de 2010 seriam em Majuro nas Ilhas Marshall, até quando a cidade renunciou o direito de sediar o evento. Após isso os Jogos foram transferidos em menor escala para Palau.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Apos a primeira edição em 1969, se esperava que o evento se tornasse regular. Mas, a segunda demorou 31 anos para acontecer em 1990. Desde então os Jogos se tornaram regulares a cada quatro anos sem falhas. Os Jogos chegaram a sétima edição em 2010.

Sedes anteriores[editar | editar código-fonte]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Entre os participantes estão 4 países soberanos (as Ilhas Marshall, Kiribati, Nauru e Palau), a área insular americana em união política com os Estados Unidos (as Ilhas Marianas do Norte), um território organizado não incorporado dos Estados Unidos (Guam) e os quatro estados constituintes dos Estados Federados da Micronésia (Chuuk, Pohnpei, Kosrae e Yap, que competem separadamente).

Estes dez participantes estão todos localizados no grupo de ilhas da Micronésia, na Oceânia.

Todos os participantes também participam dos Jogos do Pacífico Sul, menos os Estados Federados da Micronésia que competem como um só país.

Eventos[editar | editar código-fonte]

As modalidades integrantes são o atletismo, basquetebol, beisebol, golfe, lutas, natação, pesca submarina, softbol, tênis de mesa, triathlon, voleibol e o vôlei de praia.

Nos Jogos da Micronésia, também acontecem eventos que estão no programa e que são específicos para os países participantes. O va'a, e os esportes locais escalada de coqueiro e descascar o coco e também o "micro all around" que é uma competição que envolve as seguintes competições locais: lançamento de vara de pescar, natação, saltos ornamentais e os esportes locais escalada de coqueiro e descascar o coco. Estes eventos foram oficiais na última edição dos Jogos da Micronésia de 2006.

Referências

  1. "Palau to Host Micro Games in 2010", Marianas Variety, May 19, 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]