John Alcock (bispo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Alcock
Bispo da Igreja Católica
A estátua de John Alcock na Catedral de Worcester.

Título

Bispo de Ely
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 15 de março de 1472
Dados pessoais
Nascimento Beverley, Yorkshire
ca. 1430
Morte Wisbech, Cambridgeshire
1 de outubro de 1500 (70 anos)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

John Alcock (Beverley, Yorkshire, ca. 1430Wisbech, Cambridgeshire, 1 de outubro de 1500) foi um clérigo inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alcock era filho de Sir William Alcock, representante no Parlamento por Kingston upon Hull, e educado em Cambridge.[1] Em 1461, foi nomeado deão de Westminster, e sua subsequente promoção foi rápida, tanto na Igreja, quanto no Estado. No ano seguinte foi nomeado Master of the Rolls,[2] e em 1470 foi enviado como embaixador à corte de Castela. Foi nomeado para a sé de Rochester em 8 de janeiro de 1472 e consagrado Bispo de Rochester, em 15 de março[3] e foi sucessivamente transferido para a sé de Worcester, em 15 julho de 1476[4] e a sé de Ely, em 6 de outubro de 1486.[5] Por duas vezes ocupou o cargo de Lorde Chanceler, uma vez de junho de 1475 a setembro de 1475 e, em seguida, novamente de outubro de 1485 a março de 1487.[2]

Alcock foi um dos principais teólogos da pré-Reforma. Era um homem de grande conhecimento e também de proficiência como um grande arquiteto. Além de fundar uma instituição de caridade em Beverly e uma de ensino em Kingston upon Hull, restaurou muitas igrejas e colégios; mas sua maior conquista foi a construção do Jesus College, em Cambridge, que construiu no local do antigo convento de Santa Radegunda.

Alcock foi nomeado para o Conselho em 1470 e tornou-se Master of the Rolls em 1471, logo após ter sido nomeado tutor do primogênito do rei Eduardo IV, o príncipe Eduardo. Após a morte do rei, estava com o príncipe Eduardo e seu irmão mais novo, quando foram interceptados por Ricardo, Duque de Gloucester, em Stony Stratford. Alcock foi preso e afastado do cargo, mas logo voltou ao Conselho. Estava com o rei Ricardo III, quando este entrou em York, em agosto de 1483 e foi membro da delegação inglesa que se reuniu com os escoceses em Nottingham.

Mais tarde, Alcock foi um dos diversos clérigos que abertamente apoiou a proposição de Henrique Tudor para se casar com Isabel de Iorque. Nomeado temporária Lorde Chanceler, abriu a primeira seção do Parlamento do rei Henrique VII, em 7 de novembro de 1485 e se tornou um dos agentes de maior confiança do novo rei.

Alcock morreu em 1 de outubro de 1500[5] e está sepultado na Capela Alcock, na catedral de Ely.

Os Príncipes da Torre[editar | editar código-fonte]

Valerie Anand, uma crente da inocência de Ricardo III, na questão dos Príncipes da Torre, salienta o fato de que Alcock, o tutor do príncipe Eduardo, nunca brigou com Ricardo III, quer pública ou privadamente, mas optou por "continuar a trabalhar serenamente ao lado de Ricardo".[6] Isso teria sido impensável se Alcock tivesse qualquer razão para suspeitar que o rei Ricardo tivesse feito algum mal ao jovem Eduardo.

Escritos[editar | editar código-fonte]

Os escritos publicados de Alcock, a maioria dos quais é extremamente rara, são: Mons Perfectionis, or the Hill of Perfection (Londres, 1497); Gallicontus Johannis Alcock episcopi Eliensis ad frates suos curatas in sinodo apud Barnwell (1498), um bom exemplar do início da impressão e ilustrações pitorescas inglesas; The Castle of Labour, traduzido do francês (1536), e vários outros panfletos e homilias.

Notas e referências

  1. Venn, J. & J. A. Alumni Cantabrigienses. Cambridge: Cambridge University Press, 1922–1958. vol. 10.
  2. a b Fryde, et al. Handbook of British Chronology p. 88
  3. Fryde, et al. Handbook of British Chronology p. 268
  4. Fryde, et al. Handbook of British Chronology p. 280
  5. a b Fryde, et al. Handbook of British Chronology p. 245
  6. Anand, Valerie Crown of Roses (1989), p. 404


Cargos Políticos
Precedido por:
Lawrence Booth
Lorde Chanceler
1475
Sucedido por:
Thomas Rotherham
Precedido por:
Thomas Rotherham
Lorde Chanceler
1485–1487
Sucedido por:
John Morton
Títulos da Igreja Católica
Precedido por:
Thomas Rotherham
Bispo de Rochester
1472–1476
Sucedido por:
John Russell
Precedido por:
John Carpenter
Bispo de Worcester
1476–1486
Sucedido por:
Robert Morton
Precedido por:
John Morton
Bispo de Ely
1486–1500
Sucedido por:
Richard Redman