Joseph Valentin Boussinesq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph Valentin Boussinesq
Física e matemática
Nascimento 13 de março de 1842
Local Saint-André-de-Sangonis
Morte 19 de fevereiro de 1929 (86 anos)
Local Paris
Atividade
Campo(s) Física e matemática
Instituições Université Lille Nord de France (1872–1886)
Prêmio(s) Prêmio Poncelet (1871)

Joseph Valentin Boussinesq (Saint-André-de-Sangonis, 13 de março de 1842Paris, 19 de fevereiro de 1929) foi um físico e matemático francês.

Seu pai era camponês, sua mãe morreu quando ele tinha 15 anos e sua educação inicial foi conduzida por um tio padre que lhe ensinou latim e grego. Logo depois passou a frequentar o Liceu de Montpellier, passa a estudar matemática e mecânica, enquanto também interessa por religião e filosofia.

Aos 20 anos começa a ensinar no Collège d'Agde. Nesta época publica seu primeiro artigo no Comptes Rendus da Academia Francesa de Ciências, sobre o problema de um jato d'água incidindo sobre uma placa plana.

A seguir se muda para Vigan, onde conduz seus primeiros estudos sobre óptica.

Sua tese de doutorado é apresentada, em 1867, na Academia Francesa de Ciências, sobre a propagação de calor em um meio heterogêneo. Ao mesmo tempo publicava um artigo na Academia sobre pequenas deformações de corpos elásticos sujeitos a uma carga exercida nas três direções principais.

Em 1868, durante uma visita aos Alpes franceses, começa a se interessar por hidrodinâmica. Em contato com Saint-Venant, a única pessoa com a qual ele discutia questões técnicas, Boussinesq passa a demonstrar um interesse pronunciado em obter emprego como professor universitário.

Examinando escoamentos turbulentos, trava contato com os experimentos de Henri Emile Bazin e reconhece a origem da formação dos turbilhões como sendo ação da viscosidade. Contrariamente a Navier e a Stokes, Boussinesq deduziu que a ação da viscosidade não depende unicamente do fluido, mas também da posição dentro do escoamento e da intensidade da turbulência. Foi o primeiro pesquisador a quantificar a turbulência.

Em 1886 foi eleito Membro da Academia de Ciências de Paris.

Professor de física na Faculdade de Ciências de Lille e École centrale de Lille, em 1872, posteriormente lecionou, na Faculdade de Ciências de Paris, mecânica e física experimental (1886-1896), depois física, matemática e cálculo das probabilidades até 1913.

Seus trabalhos principais relacionam-se à Mecânica Geral e Física, às teorias de propagação do calor e da óptica, à capilaridade, à elasticidade e resistência dos materiais.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Joseph Valentin Boussinesq

Fonte de referência[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.