Kim Delaney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kim Delaney
Nascimento 29 de Novembro de 1961 (52 anos)
Filadélfia, Pensilvânia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês) (português)

Kim Delaney (Filadélfia, Pensilvânia, 29 de novembro de 1961) é uma atriz norte-americana. É mais conhecida por seu papel como a detetive "Diane Russell" na série da ABC, NYPD Blue.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Delaney é de descendência irlandesa-americana, nasceu e foi criada na Filadélfia, Pensilvânia, ela é filha de Joan e Jack Delaney. Sua mãe era dona de casa e seu pai um ex-chefe da United Auto Workers. Ela cresceu em Roxborough e tem quatro irmãos: Ed, John, Keith, e Patrick. Enquanto ela frequentava o colégio JW Hallahan Catholic Girls High School, trabalhou como modelo para a agência Elite. Após a sua graduação, ela foi para Nova York para continuar seu trabalho como modelo ao mesmo tempo que estudava teatro com William Esper.

Delaney foi casada duas vezes, a primeira com o ator Charles Grant, entre 1984 e 1988, e a segunda com o ator Joseph Cortese, entre 1989 e 1994. De sua relação com Joseph, nasceu o seu primeiro filho John "Jack" Philip Cortese em 1990. Ela foi noiva do produtor Alan Barnette de 1997 a 2006, e atualmente está solteira.

Em 2002, ela foi presa por dirigir embriagada em Malibu, Califórnia, uma testemunha chamou a polícia para reportar o ocorrido. A polícia rastreou o número da placa e Kim foi encontrada em sua casa. Após uma investigação, ela foi detida e presa. Ela foi liberada na manhã seguinte e um julgamento foi marcado para fevereiro. Ela acabou sendo condenada a dois anos de prestação de serviços, pagou uma multa de $300 e foi obrigada a ter aulas de direção defensiva.

No início de sua carreira, ela encantou os telespectadores como "Jenny Gardner", uma personagem extremamente popular na série da ABC, All My Children, esse foi o papel que primeiro lhe trouxe fama. Depois All My Children, Delaney apareceu em numerosos papéis no cinema e na televisão. Ela atualmente estrela a série da Lifetime, Army Wives.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Delaney se tornou inicialmente conhecida por seu trabalho como a inocente adolescente "Jenny Gardner Nelson" em All My Children, um personagem que ela interpretou de agosto de 1981 a agosto de 1984 por esta atuação ela recebeu uma indicação ao prêmio Daytime Emmy. Depois de sair do programa, Delaney começou a atuar em filmes. Em 1985, ela apareceu com Emilio Estevez em That Was Then, This is Now. Em 1986, ela interpretou uma jovem freira no filme militar de ação The Delta Force, estrelado por Chuck Norris. Em 1987, Delaney foi confirmada no elenco de Some Kind of Wonderful como "Amanda Jones" contracenando com Peter Gallagher, mas antes de filmar o novo diretor Howard Deutch, reformulou ambos os papéis com Lea Thompson e Craig Sheffer. Em 1994, Delaney apareceu no filme The Force.

Depois de participar de algumas séries, em 1989, Delaney atuou com regularidade na série da CBS, Tour of Duty. Quando ela saiu em 1990 para ter um filho, sua personagem, "Alex Devlin", morreu numa explosão durante a guerra, assim como em All My Children quando sua personagem também morreu. Em 1995, Delaney começou a retratar o papel da "Det. Diane Russell" em NYPD Blue. O papel, originalmente concebido para ser de curto prazo, tornou-se um personagem regular quando sua relação com "Det. Bobby Simone" (Jimmy Smits) se tornou um sucesso entre os telespectadores. Nessa função, ela ganhou seu primeiro Emmy Award, como Melhor Atriz (coadjuvante/secundária), e também foi nomeada duas outras vezes. O produtor Steven Bochco, escolheu Delaney para estrelar sua nova série Philly, co-criado e produzido por Alison Cruz. Apesar das boas críticas, a série durou apenas uma temporada.

Após o cancelamento da série, a CBS cortejou Delaney para assumir a frente feminina em sua nova série de drama CSI: Miami, um spin-off a partir do hit CSI: Crime Scene Investigation. Ela estrelou a série durante a primeira temporada, após apenas dez episódios, a Entertainment Weekly sugeriu que faltava química entre Delaney e David Caruso, assim Delaney deixou a série. Kim estrelou em 2004 o filme para TV da NBC, 10.5 e a sequencia 10.5: Apocalypse em 2006. No ano seguinte, ela começou com um papel recorrente em The O.C., como "Rebecca Bloom". Em 2006, estrelou com Steven Weber, em um episódio de Nightmares and Dreamscapes: From the Stories de Stephen King intitulado, "You Know They Got a Hell of a Band". Delaney depois apareceu duas vezes em Law & Order: Special Victims Unit no início de 2007, nos episódios "Philadelphia" e "Florida".

Kim Delaney atualmente desempenha "Claudia Joy Holden" na série da Lifetime, Army Wives.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2006 10.5: Apocalypse Dr. Samantha Hill Para TV
2004 10.5 Dr. Samantha Hill Para TV
Infidelity Danielle Montet Para TV
Sudbury Sally Owens Para TV
2001 Love and Treason Lt. Kate Timmons Para TV
2000 Mission to Mars Maggie McConnell
1997 The Devil's Child Nikki DeMarco Para TV
All Lies End in Murder Meredith "Mere" Scialo Para TV
1996 Closer and Closer Kate Saunders Para TV
1995 Temptress Karin Swann
Desejo Assassino Selby Younger
Darkman II: The Return of Durant Jill Randall
The Force Sarah Flynn
Project: Metalbeast Anne De Carlo
Tall, Dark and Deadly Maggie Springer Para TV
1993 The Disappearance of Christina Lilly Kroft Para TV
1992 Lady Boss Lucky Santangelo Para TV
The Broken Cord Suzanne Para TV
1991 Body Parts Karen Chrushank
Hangfire Maria Montoya Slayton
1988 Take My Daughters, Please Evan Para TV
Something Is Out There Mandy Estabrook Para TV
The Drifter Julia Robbins
1987 Christmas Comes to Willow Creek Jessie Para TV
Cracked Up Jackie Para TV
Perry Mason: The Case of the Sinister Spirit Susan Warrenfield Para TV
Campus Man Dayna Thomas
1986 Hunter's Blood Melanie
The Delta Force Irmã Mary
1985 That Was Then... This Is Now Cathy Carlson
1983 First Affair Cathy Para TV

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2009 / 2007 Army Wives Claudia Joy Holden 37 episódios
2007 Law & Order: Special Victims Unit Cap. Julia Millfield 2 episódios
2006 Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King Mary Rivingham 1 episódio
2005 The O.C. Rebecca Bloom 5 episódios
2003 / 1995 NYPD Blue Det. Diane Russell 119 episódios
2002 CSI: Miami Megan Donner 10 episódios
2002 / 2001 Philly Kathleen Maguire 22 episódios
1992 The Fifth Corner Erica Fontaine Mini-série
1990 Tales from the Crypt Gloria Fleming 1 episódio
1990 / 1989 Tour of Duty Alex Devlin 18 episódios
1987 Hooperman 1 episódio
L.A. Law Leslie Kleinberg 4 episódios
1986 Hotel Marie Lockhart 1 episódio
The Equalizer Sally Ann Carter 1 episódio
1984 / 1981 All My Children Jenny Gardner Nelson 15 episódios

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.