La vie en rose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"La Vie En Rose"
Canção de Édith Piaf
Letrista(s) Édith Piaf
Composição Louiguy (Louis Guglielmi)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda
"La Vie En Rose"
Single de Grace Jones
do álbum Portfolio
Lado B "I Need a Man"
Lançamento 1978
Formato(s) Single do 7" e 12"
Gênero(s) Bossa nova, pop
Duração 3:35
Gravadora(s) Island records IS-098
Letrista(s) Édith Piaf, Louigny
Produção Tom Moulton
Cronologia de singles de Grace Jones
Último
Último
Sorry
(1977)
Do or Die
(1978)
Próximo
Próximo

La vie en rose ("A Vida em Cor-de-Rosa") é uma canção francesa, que se tornou conhecida mundialmente na voz de Édith Piaf, considerada por muitos a maior cantora francesa de todos os tempos.[1]

La vie en rose virou a canção assinatura de Piaf após ter sido lançada em 1946 e fazer um estrondoso sucesso em todo o mundo. A letra foi escrita por Piaf e a melodia por seu parceiro Louis Gugliemi. Sua versão single em discos já vendeu milhões de cópias por todo o mundo, sendo sempre relançada em diversos discos da artista, como a favorita do público de Piaf.[2]

Hoje tornada clássica, La vie en rose já foi gravada por dezenas de cantores, inclusive uma versão pop em 1977, na voz da cantora e atriz jamaicana Grace Jones, e depois usado na trilha sonora do filme Prêt-à-Porter, que em 1994, quase cinquenta anos depois de sua criação, foi uma das mais tocadas em boates e rádios FM pelo mundo fora.

Em 1998, a canção deu título ao documentário feito sobre a vida de Édith Piaf e entrou para o Hall da Fama do Prêmio Grammy.

Em novembro de 2003 foi gravada pela cantora Cyndi Lauper, em seu álbum de regravações clássicas "At Last".

Também interpretada pelo cantor e compositor Louis Armstrong. Umas das versões mais conhecidas. Dando, com seu trompete, um toque especial a música.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ivan Claudio (14 de outubro de 2011). A vida nada rosa de Edith Piaf (em português) ISTOÉ. Visitado em 22 de abril de 2013.
  2. La Vie En Rose: Edith Piaf’s remarkable voice comes back to life (em inglês) Socialist Worker (26 de junho de 2007). Visitado em 22 de abril de 2013.