Life on Mars?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Life on Mars?"
Single de David Bowie
do álbum Hunky Dory
Lado B "The Man Who Sold the World"
Lançamento 22 de junho, 1973
Formato(s) 7" single
Gravação Trident Studios, Londres
Abril de 1971
Gênero(s) Glam rock
Duração 3:48
Gravadora(s) RCA Records
Composição David Bowie
Produção Ken Scott
Cronologia de singles de David Bowie
Último
Último
"Let's Spend the Night Together"
(1973)
"Sorrow"
(1973)
Próximo
Próximo

"Life on Mars?" é uma canção escrita por David Bowie em 1971 para o álbum Hunky Dory. Sua gravação original para o disco contava com uma intrincada composição de piano do tecladista Rick Wakeman. Mais tarde a BBC Radio 2 chamaria a canção de "mistura de um musical da Broadway com uma pintura de Salvador Dalí".[1] Foi realizada como single em 1973, devido a grande popularidade da persona Ziggy Stardust, e, como single, alcançou a terceira posição nas paradas britânicas, estabilizando-o ali por treze semanas. Cerca de 30 anos mais tarde, a canção reentrou nas paradas, dessa vez na 55ª posição, por conta de seu uso na abertura da série de televisão inglesa Life on Mars. O jornalista Neil McCormick do The Daily Telegraph posiciou-a em primeiro lugar em sua Lista das 100 Maiores Canções de Todos os Tempos.[2] Ele comenta:

"Hino gloriosamente bastante estranho, onde a combinação da harmonia agitada e ansiosa e as imagens vívidas e poéticas gerenciam um truque muito especial para a arte da música: o de ser completamente impenetrável e ainda ressoante com significados pessoais. Você quer levantar sua voz e cantar junto, ainda que a letra abstrata de Bowie o force a investir na canção com algo de você mesmo apenas para dar sentido à experiência. E, como todas as grandes canções, possui uma melodia encantadora."

Origens e vídeo[editar | editar código-fonte]

"Life on Mars?"
Amostra de "Life on Mars" de David Bowie.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Em 1968, Bowie escreveu "Even a Fool Learns to Love", canção com letras de Bowie e música de uma canção francesa de 1967 ("Comme d'habitude"). Esta canção nunca foi lançada, mas Paul Anka comprou os direitos do original em francês e o reescreveu como "My Way," que tornou-se famosa na voz de Frank Sinatra em 1969 quando ele a gravou em seu álbum de mesmo nome. O sucesso da versão de Anka fez com que Bowie escrevesse "Life on Mars?" como paródia da gravação de Sinatra.[1] Numa nota de um CD compilativo de David Bowie que acompanhava o relançamento de junho de 2008 do The Mail on Sunday, Bowie declarou como escreveu a canção:

"A área de trabalho era uma grande sala vazia com um chaise longue; tinha uma tela de art nouveau ('William Morris', assim eu respondia a quem perguntasse quem era o pintor); e também um enorme cinzeiro transbordando e um piano de cauda. E outras coisas menores. Eu comecei a tocar no piano e já tinha a letra e a melodia terminadas no final da tarde".[3]

Bowie não deixou de observar que Rick Wakeman "embelezou a parte do piano" de sua melodia original e que o guitarrista Mick Ronson "criou uma de suas primeiras e melhores sequências na guitarra" para a canção.[1] Em 1971, uma nota no álbum Hunky Dory indicava que a canção era "inspirada em Frankie".[1] Para promover o lançamento do single, em 1973, Mick Rock dirigiu um vídeo promocional, com Bowie extremamente maquiado, e de batom, e vestindo um terno azul-turquesa, cantando a canção sozinho num fundo branco.

Letra[editar | editar código-fonte]

A BBC Radio descreveu que "Life on Mars" tem uma "das mais estranhas letras de sempre" consistindo de uma "enorme quantidade de imagens surreais" como os quadros de Salvador Dalí.[1] A frase "Look at those cavemen go" é uma referência à canção "Alley Oop", sucesso de 1960 da dupla americana The Hollywood Argyles.[4] Há também uma alusão à John Lennon na frase "Now the workers have struck for fame/'Cause Lennon's on sale again".

Durante o lançamento de Hunky Dory em 1971, Bowie resumiu o tema da música como "Uma sensitiva reação de uma jovem garota diante da mídia". Anos depois, em 1997, ele adicionou: "Acho que ela [essa jovem garota] se encontra decepcionada com a realidade ... que, apesar de ela viver no marasmo da realidade, dizem a ela que há uma vida muito melhor em algum lugar, e ela está desapontada com o fato de não ter acesso a esse lugar."[4]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Faixas do single de 1973. Todas as canções escritas por Bowie.

  1. "Life on Mars?" – 3:48
  2. "The Man Who Sold the World" – 3:55

O lançamento português do single trazia "Black Country Rock" como lado B.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Produtores
Músicos

Referências

  1. a b c d e Sold on Song: "Life on Mars" do sítio oficial da BBC Radio 2
  2. Ligação interna para a Lista das 100 Maiores Canções de Todos os Tempos de Neil McCormick. (em inglês) 100 Greatest Songs of All Time: 25 - 1
  3. The Mail on Sunday. DAVID BOWIE: I went to buy some shoes - and I came back with "Life On Mars".
  4. a b Pegg, Nicholas. The Complete David Bowie. [S.l.]: Reynolds & Hearn, 2002. p. 109. ISBN 1-903111-40-4

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pegg, Nicholas, The Complete David Bowie, Reynolds & Hearn Ltd, 2000, ISBN 1-903111-14-5