Liptauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Liptauer

Liptauer é uma pasta de queijo condimentada, preparada com queijo de ovelha1 , queijo de cabra, queijo quark ou requeijão. É uma iguaria das culinárias da Eslováquia (com o nome "Šmirkáš", em língua eslovaca), da Hungria (com os nomes "Liptói Túró" ou "Körözött", em língua húngara2 ), da Áustria e da Itália. O nome "Liptauer" deriva do nome alemão da região de Liptov, no norte da Eslováquia (Liptau, em alemão, Liptó em húngaro), que constituiu um distrito do Império Austro-Húngaro até 1918.

Na provícia italiana de Trieste, esta pasta é também conhecida como Spuma di formaggio all'ungherese .

Para além do queijo, pode ter também como ingredientes natas, manteiga, margarina, cerveja1 e cebola cortada em cubos. Pode ser temperada com paprica, salsa fresca, pimenta, pimentão, cominhos, alcaparras e mostarda.

O Liptauer pode ser servido barrado numa fatia de pão, em bolachas, como recheio de tomates, pimentos1 ou ovos cozidos. É comum consumi-lo na hora do desjejum, na Hungria, país em que cada família se orgulha de possuir a sua própria receita do prato, que, sendo uma interpretação pessoal do mesmo, é vista como a melhor de todas as receitas.

Referências

  1. a b c Gundel, Karoly (1992). Gundel's Hungarian cookbook. Budapest: Corvina. ISBN 963-13-3600-X. OCLC 32227400
  2. www.jcu.edu/language/hunghemu/korozott.html