Lombo branco de Portalegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lombo branco de Portalegre.

Lombo Branco de Portalegre IGP é um enchido típico de Portalegre, na região do Alentejo, em Portugal.[1]

Desde 27 de Setembro de 1997, o "Lombo Branco de Portalegre" é uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) pela União Europeia (UE).[2]

É preparado com lombo de porco de raça alentejana, temperado com sal, alho seco e vinho da região. O invólucro pode consistir nas peles das banhas ou no ceco do porco.

Apresenta um aspecto direito e forma cilíndrica, sendo atado com um fio de algodão nas extremidades. Possui normalmente um comprimento entre os 15 cm e os 50 cm e um diâmetro entre os 4 cm e os 8 cm. Quando cortado, apresenta-se como uma peça maciça, de cor rosada com laivos de branco. É pouco salgado e, por vezes, ligeiramente picante. Não é fibroso, apresentando-se normalmente macio.

As primeiras referências a este produto encontram-se em registos paroquiais datados de 1750.

Área geográfica[editar | editar código-fonte]

A área geográfica de transformação do Lombo Branco de Portalegre IGP é delimitada, desde 1996, aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, todos do distrito de Portalegre.[3]

Agrupamento gestor[editar | editar código-fonte]

O agrupamento gestor da indicação geográfica protegida "Lombo Branco de Portalegre" é a NATUR-AL-CARNES - Agrupamento de Produtores Pecuários do Norte Alentejano, S.A..[2]

Referências

  1. Lombo Branco de Portalegre em gastronomias.com
  2. a b Lombo Branco de Portalegre na Base de Dados DOOR da União Europeia.
  3. Despacho 16/96 definindo o Lombo Branco de Portalegre IG. (pdf) pp. 5423-5427. Diário da República Electrónico (II Série) (20 de Abril de 1996). Página visitada em 2014-03-17.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.