Long Island (Nova Iorque)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Long Island
Longisland.png
Mapa da localização de Long Island nos Estados Unidos.
40.8° N′ 73.3 W° 00′ {{{6}}}
Geografia física
País  Estados Unidos
 New York
Localização Oceano Atlântico
Ponto culminante Jayne's Hill, 122 m
Área 3 629  km²
Perímetro 190  km
Geografia humana
População 7 559 372 (2006)
Densidade 5395,7 hab./km²
Long Island Landsat Mosaic.jpg
Imagem do satélite Landsat de Long Island (NASA).

Long Island (em português: Ilha Comprida ou Ilha Longa) é uma ilha situada no sudeste do estado de Nova Iorque, Estados Unidos, a leste da ilha de Manhattan. Estendendo-se a nordeste no Oceano Atlântico, Long Island contém quatro condados, dos quais dois são boroughs (Queens e Brooklyn)[1] da cidade de Nova York, e dois dos quais (Nassau e Suffolk) são principalmente suburbanos ou rurais. No uso popular, o termo "Long Island" geralmente se refere apenas aos condados de Nassau e Suffolk, a fim de diferenciá-los da cidade de Nova York, apesar de todos os quatro condados da ilha fazerem parte da Região Metropolitana de Nova Iorque.

Long Island tinha uma população de 7 448 618 no censo de 2000,[2] tornando-a ilha mais povoada de qualquer estado ou território dos Estados Unidos. É também a 17.ª ilha mais populosa do mundo, à frente da Irlanda, Jamaica e da ilha japonesa de Hokkaido. A sua densidade populacional é de 2110 habitantes por quilômetro quadrado. Se fosse um estado, Long Island seria o 12.º estado mais populoso e o primeiro em densidade populacional dos Estados Unidos.

Sendo a mais longa[3] e a maior ilha dos Estados Unidos Continentais, Long Island se estende por 190 km a leste do porto de Nova York até Montauk Point, e tem uma extensão máxima de norte a sul de 37 km entre a costa norte do Estuário de Long Island e a costa sul do Atlântico.[2] Com uma área de 3.629 km², Long Island é a 11ª maior ilha dos Estados Unidos, a 148ª maior ilha do mundo, maior do que qualquer território dos EUA, exceto Porto Rico,[2] e apenas menor do que o estado de Rhode Island. Nove pontes e 13 túneis (incluindo túneis ferroviários) conectam o Brooklyn e Queens (e, portanto, Long Island) com os três outros boroughs da cidade de Nova York. Balsas conectam, através do condado de Suffolk, o norte de Long Island com o estado de Connecticut. Dois dos principais aeroportos de Nova Iorque, o La Guardia e o JFK, estão localizados em Long Island, no Queens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The New York City borough of Queens has the same boundaries as the County of Queens. The borough of Brooklyn has the same boundaries as Kings County.
  2. a b c "Long Island". Encyclopedia Britannica (Britannica Concise). (2007). Encyclopedia Britannica, Inc.. 9370515. Consultado em 29/10/2007. 
  3. John Burbidge. "Long Island at its Best; Who's the Longest of Them All?", The New York Times, 21/11/2004. Página visitada em 16/10/2008. “"But the court wasn't saying Long Island isn't an island in a geographical sense", he continued. "In fact, all parties involved in the case agreed Long Island is a geographical island. It was only for the purposes of the case that the island was declared an extension of New York's coastline."”

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.