Lord High Steward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reino Unido
Royal Coat of Arms of the United Kingdom (HM Government).svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo do
Reino Unido



Outros países · Atlas

Lord High Steward é um cargo na política do Reino Unido dentre os Grandes Oficiais de Estado. O cargo geralmente foi mantido vago desde 1421, exceto nas coroações de monarcas e no julgamento dos membros da Câmara dos Lordes, momento a qual o Lord High Steward (Alto Lorde Comissário) preside.

Geralmente, mas não invariavelmente, o Lorde Chanceler era nomeado para atuar como Lord High Steward, normalmente em decisões apelativas judiciais de ultima instância. Os julgamentos de pares da Câmara dos Lordes foi abolido em 1948, embora os julgamentos de impeachment não tenham sidos abolidos (mesmo tendo tornado-se absoletos).

Havia a "Court of the Lord High Steward" (Corte do Alto Lorde Comissário) que entrava em funcionamento quando o Parlamento não estava em sessão.

Antes apenas um título honorário, com o tempo passou a tornar-se como um dos cargos mais poderosos do Reino Unido. No final do século XII, o cargo era dado ao Conde de Lencastre. Quando a casa de Lancaster ascendeu ao trono em 1399, Henrique IV fez seu segundo filho, Thomas de Lancaster, Duque de Clarence, Lord High Steward. Ele manteve a posição até sua morte em 1421.

O Lord High Steward of Ireland em contraste, é um titulo hereditário, também conhecido como Hereditary Great Seneschal (Grão-Senescal Hereditário), investido no Condado de Shrewsbury, Waterford e Talbot, que é primeiro Conde da Irlanda, Chetwynd-Talbot.

Lord High Stewards da Inglaterra, 1186-1421[editar | editar código-fonte]

Lord High Stewards de Inglaterra nas Coroações, 1422-presente[editar | editar código-fonte]

Lord High Stewards de Inglaterra nos Julgamentos de Pares, 1422-presente[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]