Maria Teresa de Áustria-Teschen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Teresa
Arquiduquesa da Áustria
Duquesa de Württemberg
Maria Teresa de Áustria-Teschen
Nascimento 15 de julho de 1845
  Viena, Áustria
Morte 8 de outubro de 1927 (82 anos)
  Tubinga, Alemanha
Marido Filipe de Württemberg
Descendência Alberto, Duque de Württemberg
Maria Amélia de Württemberg
Maria Isabel de Württemberg
Roberto de Württemberg
Ulrico de Württemberg
Casa Habsburgo-Lorena (por nascimento)
Württemberg (por casamento)
Pai Alberto, Duque de Teschen
Mãe Hildegarda da Baviera
Religião Catolicismo

Maria Teresa Ana de Áustria-Teschen (em alemão: Maria Theresia Anna von Österreich-Teschen; Viena, 15 de julho de 1845Tubinga, 8 de outubro de 1927), foi Arquiduquesa da Áustria, a filha mais velha do arquiduque Alberto, Duque de Teschen, e de sua esposa, a princesa Hildegarda da Baviera. Tornou-se Duquesa de Württemberg por seu casamento com o duque Filipe de Württemberg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Maria Teresa era a filha mais velha de Alberto Frederico de Áustria-Toscana, arquiduque da Áustria e duque da Toscana; e de Hildegarda de Wittelsbach, princesa da Baviera. Seus avós paternos foram o arquiduque Carlos de Áustria-Toscana e a princesa Henriqueta de Nassau-Weilburg; e seus avós maternos foram o rei Luís I da Baviera e Teresa de Saxe-Hildburghausen.

Felipe de Württemberg e Maria Teresa de Áustria-Teschen.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1862, o rei Luís I de Portugal pediu a mão da arquiduquesa Teresa em casamento, seguindo o conselho que tinha pedido à sua prima, a rainha Vitória, e ao seu tio-avô, o rei Leopoldo da Bélgica. No entanto, o seu pai recusou o pedido, alegando que a filha, na altura a cerca de um mês de completar 17 anos de idade, era ainda muito nova para casar e precisava de terminar a sua educação.[1]

Casou-se em Viena, em 18 de janeiro de 1865, com o duque Felipe de Württemberg, filho do duque Alexandre de Württemberg e da princesa Maria Cristina de Orléans. O casal teve cinco filhos:

Morte[editar | editar código-fonte]

Maria Teresa morreu em Tubinga, em 8 de outubro de 1927, aos 82 anos. Seu corpo foi sepultado na cripta da Altshausen Schlosskirche, em Altshausen.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lopes, Maria Antónia, "Rainhas Que o Povo Amou - Estefânia de Hohenzollern e Maria Pia de Sabóia", pág 121, Temas e Debates, 2013
Fontes[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.