Marquinho Chedid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Marco Antonio Nassif Abi Chedid
Marquinho Chedid
Vereador e Presidente da Camara Municipal de Campinas, Deputado Federal, Senador, Presidente da Kiga Campineira de Futebol, A.A.Ponte Preta, Novorizontino e Clube Atlético Bragantino.
Vida
Nascimento 23 de Novembro de 1957
Bragança Paulista, São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileiro
Dados pessoais
Partido Partido Trabalhista Brasileiro
Profissão Empresário, dirigente esportivo e político

Marco Antonio Nassif Abi Chedid[1] , conhecido como Marquinho Chedid[1] , (Bragança Paulista, 23 de novembro de 1957)[1] é um empresário[1] , dirigente esportivo[2] e político[3] [4] brasileiro de origem libanesa. Foi vereador e presidente da Câmara na cidade de Campinas[5] , também Deputado Federal e Senador posteriormente. No cenário esportivo foi Presidente da Ponte Preta, Novorizontino e atualmente é Presidente do Clube Atlético Bragantino.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A trajetória política de Marquinho Chedid teve influência de seu avô, Hafiz Abi Chedid, de seu pai, Nabi Abi Chedid e de seu tio Jesus Adib Abi Chedid.

Em 1989, Marquinho iniciou sua carreira política seguindo os passos de seu pai, Nabi Abi Chedid. Elegeu-se o vereador mais votado da cidade de Campinas em 1989. Logo em 1990 foi presidente da câmara municipal. Foi o 50º presidente da Associação Atlética Ponte Preta[6] , entre 1991 e 1993.[2] . Foi o responsável pela montagem do time de basquete que atendia pelo nome fantasia Nossa Caixa Ponte Preta, conseguindo o feito inédito, unir as jogadoras Paula e Hortência em um mesmo time[7] . Batizado de dream team[carece de fontes?] venceu todos os campeonatos e conquistou o bi-campeonato mundial.

Em 1992 reelegeu-se vereador e presidente da câmara municipal, sendo novamente o mais votado, com 27.365 votos - o mais votado da história da cidade com 6% dos votos válidos para o cargo.[carece de fontes?] Em 1994 elegeu-se deputado federal.[3] Era um dos indicados para a prefeitura de Campinas em 1996[carece de fontes?] mas preferiu o Senado Federal.

Desde 1998 passou a ser o presidente do Clube Atlético Bragantino.[8] Sua gestão vem sendo marcada por uma administração apontada pela imprensa como voltada para a reconstrução e reorganização do clube[9] . O clube revelou diversos jogadores entre eles Paulinho , Romarinho entre outros[10] . Com esse modelo, vem conseguindo enxugar o passivo trabalhista de gestões anteriores além de ter reformado o estádio do clube.

O trabalho desenvolvido pelo avô, pai e tio acabou influenciando, ainda, outros membros da família. Elmir Chedid, seu primo, foi vice-prefeito de Serra Negra, entre 1993 e 1996 e em 1996, foi eleito prefeito em Serra Negra. Seus outros primos, Erika Chedid e André Luiz Chedid, foram os vereadores mais votados em Serra Negra, em 1996. Em janeiro de 1999, André Luiz Chedid foi eleito presidente e Erika Chedid a vice-presidente da Câmara Municipal de Serra Negra.  Também, seu primo, Edmir Chedid seguiu os passos da família, elegendo-se vereador em Bragança Paulista e deputado Estadual, atualmente no seu quarto mandato consecutivo.

Filiações partidárias[editar | editar código-fonte]

Cargos ocupados[editar | editar código-fonte]

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
1990-1992 Marquinho Chedid - PFL
Lista de Presidentes da Camara Municipal de Campinas
19921994 Marquinho Chedid - PFL
Sucedido por
1994-1996 Romeu Santini - PMDB