Medjai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Medjay (também chamados de Medjai ou Mazoi) representa o nome dos antigos egípcios de uma região no norte do Sudão, de um antigo povo que habitava a Núbia. Eles passaram a fazer parte dos Antigos Militares Egípcios com pequenos trabalhos.

A primeira citação sobre um Medjay remonta ao Reino Antigo, quando foram listados entre outros povos Nubianos por Weni que serviu sob Pepi I. Durante o Reino Médio alguns Medjay foram emitidos para o exército egípcio, fazendo parte das guarnições, nas fortificações da Núbia e patrulhando o deserto como se fossem policiais do mesmo, enquanto outros permaneceram hostis aos invasores do norte.

No início do Novo Reino alguns Medjay aderiram à polícia egípcia. A partir dessas unidades Nubianas um novo significado para o termo Medjay foi derivado referindo-se à polícia, em geral. O título Medjay foi dado por nativos egípcios no Novo Reino.

Em seus históricos papéis de inimigos e apoiantes do Estado egípcio, os Medjay apresentaram uma grande influência sobre a cultura egípcia durante milhares de anos. Algumas muito importantes tarefas foram supervisionadas por Medjay oficiais. Eles foram determinantes para a proteção dos Thebes e o complexo real em Deir al-Madinah. Também participaram em Kamose da campanha contra os Hicsos.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

O termo tem significado popular egípcio de "Guerreiro de Deus - Protetor dos Homens". No filme de aventura "A Múmia(1999)", o Medjai é um guarda dos faraós egípcios, com o nome posteriormente sido usado para descrever a sociedade composta por seus descendentes, que foram prometidos para prevenir qualquer ação da múmia (o sumo sacerdote Imhotep) e levá-lo de volta para o mundo dos mortos. No filme, o Medjai parece ser um muçulmano, pois eles combatiam os Guerreiros de Anubis, mas continuam a acompanhar algumas crenças do Egito Antigo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • J. H. Breasted, Ancient Records of Egypt, part One, Chicago 1906
  • Katheryn A. Bard, Encyclopedia of the Archaeology of Ancient Egypt, Routledge 1999, ISBN 0415185890
  • Ian Shaw, The Oxford History of Ancient Egypt, Oxford University Press 2000, ISBN 0192802933
  • M. L. Bierbrier, The Tomb-Builders of the Pharaohs, American Univ in Cairo Press 1993, ISBN 9774242106

Ligações externas[editar | editar código-fonte]