Meio-soprano dramático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mezzo-soprano dramático)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Extensões vocais
Femininas
Soprano
Meio-soprano
Meio-contralto
Contralto

Masculinas

Sopranista
Contratenor
Haute-contre
Tenor
Baritenor
Barítono
Baixo-barítono
Baixo

Outras classificações

Buffos
Vozes brancas
Vozes raras
Vocal gutural

Meio-soprano dramático ou mezzosoprano dramático é o timbre mais pesado e mais potente dos meio-sopranos,

Na França[editar | editar código-fonte]

É destacada na categoria mezzosoprano Galli-Marie que é a categoria que inclui o mezzosoprano dramático e o mezzocontralto. Voz possante e extremamente dramática. Criada por Celestine Galli-Marié (1840 – 1905) criadora de Mignon e Carmen.

Na Alemanha[editar | editar código-fonte]

É dividida em duas categorias Dramatischer Mezzosopran ou Hochdramaticher Mezzosopran Uma voz flexivel, metálica, de dupla categoria com um bom registro agudo e uma cor escura que frequentemente desenvolve com a idade na categoria do Dramatischer Alt. O Dramatischer Mezzo canta alguns dos papéis mais encarnados em toda a ópera. O papel principal em Carmem, Eboli em Don Carlos, Amnéris em Aída, Octavian em Der Rosenkavalier e Fricke em Die Walküre. Sendo uma voz media de dupla categoria ela é capaz de ambas uma longa linha lírica assim como momentos mais dramáticos. Seus papéis demandam grande beleza fisica e poder vocal, e a habilidade para manter a encenação sozinha com autoridade.

A categoria Charakter Mezzosopran, que é a categoria de Mezzosoprano de caráter absoluto, assim como o soprano, uma voz de dupla categoria e de grande habilidade em cena, e flexibilidade para interpretar papéis de diversos carateres, a categoria é para cantoras com anos de carreira, muito raro e requer grande extensão vocal, Shirley Verret é a voz que caracteriza o termo, este mezzosoprano interpretou um vasto repertório, desde papéis de contralto como Ulrica em Un Ballo in Maschera a papéis de soprano dramático como Norma. Existem mezzosopranos que com o amadurecimento da voz passam para a categoria de soprano dramático e cantam até os papéis wagnerianos como Waltraud Meir e Violeta Urmana.

Registros[editar | editar código-fonte]

Registro agudo[editar | editar código-fonte]

É vibrante, possui riqueza de cores e de sons aveludadamente potentes e amplamente sonoros.

Registro central[editar | editar código-fonte]

É vigoroso, escuro, de personalidade sonora enérgica e efetivamente dramática.

Registro grave[editar | editar código-fonte]

Pode alcançar a tenebrosa potencia do contralto através da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.

Coloratura[editar | editar código-fonte]

É um tipo muito mais raro que o mezzosoprano lírico, este mezzo deve possuir flexibilidade e manter uma grande agilidade em vocalizes virtuosisticos, alcançados com uma requintada tecnica de respiração, a cor escura e a sonoridade intensa, ajuda a manter suas caracteristicas dramáticas o registro agudo deve ser fácil e vibrante. Este tipo de mezzo está muito associado a papéis comicos e buffos, fazendo a parte do contralto em papéis travestidos, ou de mulheres mais velhas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Papéis destinados a coloratura
Papéis Dramáticos

Mezzosopranos dramático famosas[editar | editar código-fonte]

Dramáticos

Wagnerianos