Soprano dramático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Extensões vocais
Femininas
Soprano
Meio-soprano
Meio-contralto
Contralto

Masculinas

Sopranista
Contratenor
Haute-contre
Tenor
Baritenor
Barítono
Baixo-barítono
Baixo

Outras classificações

Buffos
Vozes brancas
Vozes raras
Vocal gutural

Soprano dramático é o timbre mais pesado dos sopranos e é relativamente raro. Possui muita intensidade e brilho. A grande extensão prejudica a homogeneidade dos registros, mas cria efeitos impressionantes de grande impacto dramático. O timbre é geralmente encorpado, volumoso e amplo, podendo ter uma coloração mais ou menos metálica. Por ser um tipo de voz com grande riqueza de cores e matizes, pode apresentar diferentes padrões de vozes, desde um timbre aveludado e redondo, como o de Kirsten Flagstad, até um metálico e agudo, como o de Birgit Nilsson, ou um pesado e escuro, como Astrid Varnay.

Na França[editar | editar código-fonte]

É destacado na categoria Soprano



lDramatique Falcon, esta categoria compreende as vozes que são potentes em todos os registros, com um grave de meio-soprano e um agudo menos fácil que o dos outros sopranos. Sendo o timbre intermediario entre o Soprano Dramático e o Mezzosoprano muitas vezes, o soprano falcon denomina aquelas cantoras que conseguem alternar facilmente entre o repertório de mezzosoprano e o de soprano, como é o caso de Shirley Verrett, Violeta Urmana, Astrid Varnay e Grace Bumbry. [Marie-Cornelie Falcon (1812 – 1897) criadora de Rachel em La Juive, Alice em Los Huguenots, Valentine em Robert le diable.].

Na Alemanha[editar | editar código-fonte]

É dividido em duas categorias Dramatischer sopran, que é a categoria do soprano Dramático, uma voz metálica, com larga extensão dramática poderosa e penetrante. O Dramatischer Sopran alemão falado nas casas de operas seria de responsabilidade para performances de grandes papéis Verdianos, como Aída, Amélia, em Um baile de Mascaras e Leonora, em La forza del destino. Elas também cantam os papéis títulos de Ariadne, auf Naxos, Tosca e Fidelio. Cantando alcançam habilidades que precedem sobre o visual efetivamente nessa categoria, porém, elas devem ser um personagem capaz de uma extensão democional profunda. Suas qualidades vocais são dominadas com um intensivo metal e amplo volume.

E a categoria especial Hochdramatischer sopran que é a categoria especial alemã do soprano dramático wagneriano. Um instrumento amplo e elevado, projetado com registros médio e grave bem desenvolvido. Nós geralmente incluímos muito do repertorio do soprano dramático quando nós pensamos nesta categoria. Isto deveria, de qualquer modo, estar reservado nos teatros de sistema germânico para apenas papéis extremos e impostado, desta maneira como Isolda, Brünnhilde e Elektra. Essas mulheres devem ter uma grande vocalidade e fisicalidade. A habilidade de sustentar extremas e longas linhas vocais sobre uma orquestra cheia é o primeiro pré-requisito. Porem, isto é uma categoria alcançada depois de anos como cantora profissional. É um tipo especial de soprano dramático, de excepcional potencia e resistência invulgar que pode ultrapassar de 120 Db, sua maior qualidade reside no centro da voz onde possui maior intensidade apesar da extensão aguda, mais forte, mais pujante, com uma cor única e tessitura central quente, o registro agudo é forte e metálico, o registro central é escuro e amplo, o registro grave é forte.

Registros[editar | editar código-fonte]

Registro agudo É metálico e pouco rico em harmônicos, além de bastante intenso e de fácil emissão em pianíssimos tipo "filé" (pianíssimo sem vibrato).

Registro central É geralmente de cor vigorosa, ampla e escura, além de bastante rico e volumoso.

Registro grave Pode adquirir a potência dos mezzo-sopranos através da fácil emissão com a voz de peito. É bastante extenso capaz de grande efeito dramático irrompido.

Coloratura[editar | editar código-fonte]

É um tipo raro de voz o soprano dramático que possui uma agilidade excepcional e uma enorme extensão, mantendo ainda as características típicas do dramático: a intensidade do timbre, os graves vigorosos e, especialmente, o grande volume da voz. O timbre, no entanto, torna-se mais claro, mas simultaneamente quente e vibrante, com uma cor homogeneamente ampla e relativamente metálica. A dramático-coloratura é conhecida por sua versatilidade e grande extensão no registro agudo e sobre-agudo. Sua tessitura para coloratura pode chegar a um Ré5 ou muito raro até um (Fá 5).

Na França[editar | editar código-fonte]

É destacado na categoria Soprano Dramatique D’agilitè que compreende as sopranos dramático-coloraturas, que aliam o potencial dramático de sua voz, com toda a amplidão e vigor típico das sopranos dramáticos, à flexibilidade e aos virtuosismos do soprano lírico-coloratura.mdd

Registros[editar | editar código-fonte]

Registro agudo[editar | editar código-fonte]

É vigoroso, volumoso e rico, possuindo uma extensão bem maior que a do dramático e podendo alcançar até o Fá5.

Registro central[editar | editar código-fonte]

É mais caloroso e flexível que o do soprano dramático, apresentando especialmente uma riqueza de cores ideal para os papéis belcantistas, onde esse tipo de voz se encontra mais empregado. Apresenta ainda uma grande facilidade na emissão de longas linhas de legato.

Registro grave[editar | editar código-fonte]

É geralmente tão vigoroso e amplo quanto o do mezzo-soprano dramático possui características de contralto profundo, embora as tessituras mais agudas nem sempre favoreçam seu uso pleno.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Alguns papéis com coloraturas[editar | editar código-fonte]

Papéis mais dramáticos[editar | editar código-fonte]

Papéis wagnerianos[editar | editar código-fonte]

Papéis para Soprano e Mezzos da categoria Falcon[editar | editar código-fonte]

Sopranos dramáticas famosas[editar | editar código-fonte]

Sopranos Dramático Coloratura
Dramático
Wagnerianas
Sopranos e Mezzos da categoria Falcon