Modliborzyce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Polónia Modliborzyce 
  cidade em uma comuna urbano-rural  
Edifício da prefeitura de Modliborzyce
Edifício da prefeitura de Modliborzyce
Edifício da prefeitura de Modliborzyce
Símbolos
Bandeira de Modliborzyce
Bandeira
Brasão de armas de Modliborzyce
Brasão de armas
Localização
Modliborzyce está localizado em: Polônia
Modliborzyce
Modliborzyce no mapa da Polônia
Mapa
Mapa dinâmico da cidade
Coordenadas 50° 45' 12" N 22° 19' 46" E
País Polônia
Voivodia Lublin
Condado Janów
Comuna Modliborzyce
História
Elevação a cidade 1642-1869; 2014
Administração
Tipo Prefeitura
Prefeito Witold Wiesław Kowalik
Características geográficas
Área total [1] 7,9 km²
População total (2021) [1] 1 450 hab.
Densidade 183,5 hab./km²
Código postal 23-310
Código de área (+48) 15
Outras informações
Matrícula LJA
Website www.modliborzyce.pl

Modliborzyce é um município no leste da Polônia. Pertence à voivodia de Lublin, condado de Janów e sede da comuna urbano-rural de Modliborzyce. Estende-se por uma área de 7,9 km², com 1 450 habitantes, segundo o censo de 31 de dezembro de 2021, com uma densidade populacional de 183,5 hab./km².[1]

Localizada na planície de Biłgoraj, a cidade possuiu os direitos de cidade de 1631 a 1869. Nos anos 1975−1998, pertencia administrativamente à voivodia de Tarnobrzeg. Desde 1 de janeiro de 2014, é novamente uma cidade. A população católica local pertence à paróquia de Santo Estanislau em Modliborzyce.[2]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome do local deriva diretamente de Modliborzyce existente[3] no condado de Opatów. A primeira parte do nome Modlibor ocorre na forma verbal modli- (rezar, pedir), enquanto a segunda parte é o substantivo bor (luta) e adicionando o sufixo ice.[4] Em fontes históricas de 1676, foi registrada a entrada Modliborzyce parochia, oppidum, isto é, na forma geográfica e ortográfica de hoje.

Localização geográfica[editar | editar código-fonte]

Historicamente, ela está localizada na Pequena Polônia (inicialmente na região de Sandomierz e depois na região de Lublin).

Modliborzyce está localizado na fronteira de três regiões geográficas: o planalto de Lublin, o vale de Sandomierska e Roztocze. Sua parte sul faz parte do Parque Paisagístico Lasy Janowskie, enquanto a parte norte fica dentro da Área de Paisagem Protegida de Roztoczański. Característica para essas áreas é a presença de longos vales secos que separam as colinas, numerosas ravinas e desfiladeiros.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Conforme os dados do Escritório Central de Estatística da Polônia (GUS) de 31 de dezembro de 2022, Modliborzyce é uma cidade muito pequena com uma população de 1 413 habitantes (47.º lugar na voivodia de Lublin e 933.º na Polônia),[5] tem uma área de 7,9 km² (39.º lugar na voivodia de Lublin e 689.º lugar na Polônia)[6] e uma densidade populacional de 179 hab./km² (43.º lugar na voivodia de Lublin e 853.º lugar na Polônia).[7] Nos anos 2002–2021, o número de habitantes aumentou 1,4%.[1]

Os habitantes de Modliborzyce constituem cerca de 3,17% da população do condado de Janów, constituindo 0,07% da população da voivodia de Lublin.[1]

Descrição Total Mulheres Homens
unidade habitantes % habitantes % habitantes %
população 1 413 100 715 50,6 698 49,4
superfície 7,9 km²
densidade populacional
(hab./km²)
179 90,6 88,4

História[editar | editar código-fonte]

Stanisław Wioteski
Igreja paroquial de Santo Estanislau

A história da Modliborzyce começa em 27 de fevereiro de 1631. Naquela época, Stanisław Wioteski, um carpinteiro belga do brasão de armas de Rola, obteve do rei Sigismundo III Vasa o privilégio de fundar uma vila nos terrenos da vila já existente de Słupie. Em 1 de maio de 1642, o processo de locação foi concluído por Wioteski, com a emissão do privilégio da cidade para Modliborzyce. Nos anos de 1644 a 1664, foi construída a igreja de Santo Estanislau. Depois de Wioteski, Mikołaj Słoniewski tornou-se o proprietário da cidade. Nos anos seguintes, a população judaica começou a aumentar em Modliborzyce. O resultado foi a construção de uma sinagoga antes de 1690. A marcha de onze estandartes do exército em 1697 causou grandes danos à cidade. Então, em 1706, tropas russas ficaram estacionadas em Modliborzyce, o que também afetou negativamente a cidade.

No século XVII, a cidade mudou de dono várias vezes. O primeiro deles foi a família Nahorecki. Então Samuel Nahorecki dividiu Modliborzyce entre suas filhas Teófila e Teresa. Por meio de casamentos, os próximos coproprietários da cidade foram: Wojciech Wiercieński (segundo marido de Teófila) e Antoni Doliński (terceiro marido de Teresa). Com o tempo, uma disputa eclodiu entre as famílias e, após muitos processos, a família Doliński se tornou os únicos proprietários da cidade. Como Antoni Doliński não teve filhos, em 1811, seu sobrinho Feliks Doliński (juiz do Tribunal de Lublin, membro do parlamento) tornou-se herdeiro de Modliborzyce. Os últimos donos da cidade foram os irmãos Gorzkowski (Edmund e Władysław).

Dois incêndios causaram grandes danos em Modliborzyce: em 1804 e depois em 1841. Alguns anos depois, em 1855, uma epidemia de cólera eclodiu na cidade e dizimou os habitantes.

Em 1863, durante a Revolta de Janeiro, Ignacy Solman (proprietário de Wolica), juntamente com os herdeiros das propriedades rurais vizinhas, organizou uma unidade insurgente (cerca de 50 pessoas). Houve uma escaramuça durante a marcha para Janów Lubelski. Como resultado da traição, a unidade foi destruída e Ignacy Solman foi morto pelos cossacos alguns dias após esse evento.

Como resultado da repressão pós-insurgente em 1869, Modliborzyce perdeu os direitos de cidade e foi incorporada à comuna de Modliborzyce (existente desde 1864). No entanto, a cidade não parou de se desenvolver. No final do século XIX, foram estabelecidas uma farmácia e uma cervejaria. Em 18 de maio de 1913, as autoridades da voivodia emitiram uma permissão para fundar a Sociedade do Fogo.

Os habitantes de Modliborzyce participaram da Guerra Polaco-Soviética. Em 11 de novembro de 1928, no décimo aniversário da Polônia, recuperando a independência, as autoridades da comuna financiaram uma placa em comemoração aos moradores da comuna que deram a vida durante a Primeira Guerra Mundial. Foi colocado na parede da igreja. Hoje podemos admirar sua versão reconstruída de 2005.

Em setembro de 1939, Modliborzyce foi bombardeada duas vezes (em 8 e 15 de setembro de 1939). Como resultado dos ataques, cerca de 87 pessoas foram mortas e a maioria dos edifícios foi destruída. Em 1940, cerca de 1 200 judeus foram levados para Viena. Alguns deles morreram de fome como resultado da pobreza. Em outubro, a população judaica foi transportada para Zaklików e de lá para o campo da morte em Bełżec. Também em 1940, as primeiras células clandestinas da Organização Armada polonesa foram formadas na aldeia. Desenvolveu a sua atividade até 26 de agosto de 1942, quando, após a sua descoberta, os alemães pacificaram Modliborzyce. Nos anos seguintes, as unidades dos Batalhões de Fazendeiros, do Exército da Pátria, da Guarda do Povo e do Exército do Povo].[8] Em 5 de outubro de 1943, Modliborzyce esteve por várias horas nas mãos das unidades da Guarda do Povo - "Lemiszewski" Karol Lemichow − Herzenberg e "Grzybowski" Władysław Skrzypek.[9] Destruíram o edifício da sede da comuna, os correios e a leiteria. Em março de 1944, a unidade partidária do NOW-AK “Ojca Jan” atacou a delegacia da Polícia polonesa do Governo Geral. Em abril, outro ataque à cidade foi feito pelas forças combinadas do Exército Popular sob o comando de Aleksander Szymański e dos guerrilheiros soviéticos de S. Sankov.[8] E finalmente, em julho do mesmo ano, os alemães deixaram Modliborzyce.

Após a guerra, a cidade se desenvolveu. Em 1945, a eletrificação foi realizada. A escola destruída durante o bombardeio foi reconstruída. Nos próximos doze anos, um centro de saúde, inspeção florestal, jardim de infância, cinema e a Fazenda Nacional de Peixes começam a operar em Modliborzyce. O Centro de Cultura iniciou sua atividade no edifício da antiga sinagoga.

Em 1 de janeiro de 2014, Modliborzyce recuperou os direitos de cidade.[10]

Pontos e atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Centro Cultural Municipal, antiga sinagoga

Devido à sua localização geográfica, Modliborzyce é um lugar com grandes valores turísticos. Florestas e campos são um elemento muito importante da paisagem.

De longe, o monumento mais importante em Modliborzyce é a igreja paroquial.[11] Sua construção durou de 1644 a 1664. Perto dela, há um campanário de 1775. O próximo monumento é a sinagoga[12] construída por volta de 1760. Atualmente, atua como o Centro Cultural Municipal (GOK).[13]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Há um clube de futebol na cidade, o GKS Modliborzyce,[14] jogando na Klasa A.

Trilhas turísticas[editar | editar código-fonte]

  • Trilha renascentista de Lublin[15]

Referências

  1. a b c d e «Modliborzyce (Lublin) mapas, imóveis, Escritório Central de Estatística, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, salário, desemprego, ganhos, tabelas, educação, jardins de infância, demografia». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 23 de abril de 2023 
  2. «DEKANAT MODLIBORZYCE». Diecezja Sandomierska (em polaco). Consultado em 23 de abril de 2023 
  3. Miejscowość posiada zapisy źródłowe już z XV wieku, w postaciach Modlybozycze, Modlibozicze itp. (w sumie 23 zapisy).
  4. Warchoł S.:Nazwy miast Lubelszczyzny, p. 143–145.
  5. «Największe miasta w Polsce pod względem liczby ludności». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  6. «Miasta o największej powierzchni w Polsce». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  7. «Miasta o największej gęstości zaludnienia w Polsce». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 3 de julho de 2023 
  8. a b Henryk Gawarecki, Józef Marszałek, Tadeusz Szczepanik, Włodzimierz Wójcikowski: Lubelszczyzna. Przewodnik, Wydawnictwo "Sport i Turystyka", Varsóvia 1979, p. 264-265
  9. Józef Bolesław Gargas „Oddziały Gwardii Ludowej i Armii Ludowej 1942 – 1945” Wydawnictwo MON 1971 str 183.
  10. «Rozporządzenie Rady Ministrów z dnia 30 lipca 2013 r. w sprawie ustalenia granic niektórych gmin i miast, nadania niektórym miejscowościom statusu miasta oraz zmiany siedziby władz gminy». prawo.sejm.gov.pl. Consultado em 26 de maio de 2020 
  11. «Parafia św. Stanisława B. i M. w Modliborzycach». Parafia św. Stanisława B. i M. w Modliborzycach (em polaco). Consultado em 23 de abril de 2023 
  12. «Synagoga w Modliborzycach | Virtual Shtetl». sztetl.org.pl. Consultado em 23 de abril de 2023 
  13. «Gminnego Ośrodka Kultury». www.gokmodliborzyce.pl. Consultado em 23 de abril de 2023 
  14. «Entrar no Facebook». Facebook. Consultado em 23 de abril de 2023 
  15. «Renesans Lubelski » Szlak Turystyczny» (em polaco). Consultado em 23 de abril de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Modliborzyce