Museu Afro-Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Afro-Brasileiro
Museu Afro-Brasileiro
Museu Afro-Brasileiro, Salvador
Tipo
Inauguração 7 de janeiro de 1982 (42 anos)
Proprietário atual UFBA
Website
Geografia
País  Brasil
Cidade Salvador
Localidade Praça 15 de Novembro
Coordenadas 12° 58' 21" S 38° 30' 36" O

O Museu Afro-Brasileiro[1] de Salvador foi inaugurado em 7 de janeiro de 1982, pela então Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Drª Yeda Pessoa de Castro, através de um acordo entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação e Cultura do Brasil, o governo da Bahia, a prefeitura da cidade do Salvador e a Universidade Federal da Bahia.

Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.

O museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalado no antigo edifício da Faculdade de Medicina da Bahia, construído em 1905 e hoje propriedade da Universidade Federal da Bahia. Está localizado no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu Afro-Brasileiro
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bahia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.