Nachos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Nachos de queijo

Nachos são uma comida popular nos Estados Unidos e no México. O prato consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, cobertas por queijo e pimenta jalapeño. O prato foi inventado por Ignacio "Nacho" Anaya, em 1943.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Os nachos surgiram na cidade Aregos, Coahuila, no México, no restaurante Victory Club, propriedade de Nariz Alegria Diogo. Em 1943, as mulheres dos doze soldados americanos que estavam alojados no Texas, foram para Pedras Negras às compras, e chegaram no restaunte no fim do dia. E comeram a nova comida inventada por Ignacio "Nacho" Anaya com tortilhas em triângulos, queijo cheddar derretido e pimenta.Pediram uma especialidade da casa, onde ele serviu o prato e o chamou de Nachos Especiales.

Anaya foi trabalhar no "Moderno Restaurant" na cidade, que ainda usa a receita original. Depois ele abriu seu próprio restaurante o "Nacho's Restaurant", em Pedras Negras. A receita original mexicana foi impressa em 1954 no Livro de receitas da St. Anne.

A popularidade da comida se espalhou rapidamente pelo Texas. A garçonete Carmen Rocha trouxe o lanche para Los Angeles, em 1959, no restaunte mexicano El Cholo.

Uma versão do prato foi comercializada por Frank Liberto, em 77, com queijo fresco e torilhas pré-fabricados, durante eventos esportivos no Estádio de Arlington, Téxas. No Monday Night Baseball, o narrador de jogos esportivos Howard Cosell fez questão de mencionar o prato nas suas emissões. O prato se popularizou nos jogos e foi introduzido em todas as semanas de jogos para os torcedores.

Ignacio Anaya morreu em 1975. Em sua homenagem, uma placa de bronze foi erguida em Pedras Negras, e dia 21 de Outubro foi declarado o Dia Internacional do Nacho.[2] O filho de Ignacio, Ignacio Anaya Junior é o juiz da prova anual de nachos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Há tipos de coberturas e variações do prato.

Há o com queijo nacho, feito de queijo pasteurizado misturado com pimentas para produção em massa ou instituições grandes no exterior, como escolas, teatros, estádios e mercadinhos. Certas redes de fast-food mexicano, como o Taco Bell, usa esse queijo.

Pratos de nachos com bastante cobertura são chamados de nachos-carregados. Nos EUA, são servidos em bares ou restaurantes. Geralmente são preparados assim: se põe tortilhas de milho, carne, feijão frito e muito queijo. Depois, é posto no microondas para que o queijo derreta. Então, já se pode colocar os outros ingredientes frios, como: alface, tomate, salsa, pimenta, etc. E são servidos na hora! Em Memphis, no estado de Tennessee, nos EUA, há nachos de churrasco em churascarias e eventos esportivos. Há no prato bastante carne de porco sobre as tortilhas, cobertos por queijo derretido, molho de churrasco, e pimentas jalapeño.

Há um prato silimilar aos nachos na Culinária Texa-Mexicana. Vasilhas pequenas com chili, queijo e molho, são servidos com cestas de tortilha. O prato é considerado um petisco.

Outra variação do prato são os nachos-Irlanda, que em vez de tortilhas são servidos com batata-frita.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Se possível, alguém que possa entender melhor e completar melhor essa fonte a partir da página a seguir: http://en.wikipedia.org/wiki/Nachos