Near Earth Asteroid Tracking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde novembro de 2011).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Near Earth Asteroid Tracking (NEAT) é um programa que foi concebido para a busca de asteroides que viajem próximos da Terra e que possam entrar em rota de colisão.

Este é um programa dirigido pela NASA e pelo Jet Propulsion Laboratory - JPL. O sistema NEAT iniciou as suas observações em Dezembro de 1995.

O NEAT baseia-se num acordo de cooperação da NASA/JPL com a Força Aérea dos Estados Unidos para a utilização dos telescópios GEODSS, localizados em Haleakala, Maui, no estado do Havai.

GEODSS é o acrónimo de "Ground-based Electro-Optical Deep Space Surveillance" , cuja tradução seja: Vigilância do Espaço Profundo Electro-óptica baseada no solo.

Estes telescópios foram projetados para permitirem o rastreamento de naves espaciais em órbita da Terra. A equipe da NEAT desenvolveu uma máquina fotográfica com CCD e um sistema de computadores para os telescópios do GEODSS. O sistema tem uma resolução de 4096 × 4096 pixéis, com um campo de visão de 1.2 graus por 1.6 graus.

A partir de Abril de 2001 um telescópio do Observatório do Monte Palomar, com 1,2 metros de abertura, também começou a ser utilizado para procurar objectos próximos da Terra. Este telescópio está equipado com três máquinas fotográficas.

Além de descobrir milhares de asteroides, também é atribuída ao NEAT a redescoberta do cometa 54P/de Vico-Swift-NEAT e da estrela de movimento próprio, Teegarden.

O asteroide 64070 NEAT recebeu em 2005 este nome, em honra ao projeto NEAT.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]