Near Field Communication

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um telefone celular com NFC interagindo com um "SmartPoster".

Comunicação por Campo de Proximidade, Near Field Communication ou NFC é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC.

Funcionamento do NFC.

Exemplos de Transmissão[editar | editar código-fonte]

Passivo: apenas um dos dispositivos gera o sinal de conexão, o segundo apenas recebe. Assim é possível colocar etiquetas NFC em itens que não recebem alimentação elétrica direta, como cartões, embalagens e cartazes.

Ativo: ambos os dispositivos geram o sinal, por exemplo, um smartphone e um receptor no caixa de uma loja.

Leitura e gravação: leitura ou alteração de dados em um dispositivo NFC, como um receptor que desconta créditos registrados em um cartão de viagens.

Peer-to-peer: cada dispositivo pode tanto receber quanto enviar dados para o outro, por exemplo, para a troca de arquivos entre dois celulares.

Este tipo de conexão é muito utilizado em outros países, principalmente nos Estados Unidos, onde se pode usar como forma de pagamento, acesso, recarga, entre outros.[1] Muitos smartphones no mercado atualmente já contêm chips NFC embutidos que enviam dados criptografados a uma distância curta ("campo próximo") para um leitor localizado, por exemplo, próximo a uma caixa registradora de uma loja. Clientes que têm suas informações de cartão de crédito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do leitor ou tocá-los, em vez de se preocuparem com o cartão de crédito.

Formas de utilização[editar | editar código-fonte]

Pagamento via NFC em máquina de refrigerantes.

Compra de Passagens[editar | editar código-fonte]

No Japão, graças ao uso do NFC, é possível comprar passagens de metrô apenas com a aproximação do dispositivo que tenha o sistema NFC integrado das catracas.

Carros[editar | editar código-fonte]

Como um diferencial, a Hyundai traz essa tecnologia integrada em seus produtos, visando a acompanhar a tecnologia envolvendo NFC, no protótipo de suas chaves, com as quais é possível realizar várias tarefas, como abrir a porta e ligar o motor.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Uma forte tendência de divulgação de filmes é o uso de NFC em cartazes que carregam um código, por meio do qual é possível assistir ao trailer do filme em questão.

Pagamentos[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o site Pagseguro lançou uma página com informações do sistema de pagamento via NFC. Surgindo da parceria com a Nokia, representa a primeira solução de pagamento entre celulares NFC do Brasil. NFC - Pagseguro

Estacionamentos[editar | editar código-fonte]

Outra forma de automação por NFC muito utilizada nos Estados Unidos é o pagamento de bilhetes de estacionamento via celular com NFC. Recentemente a empresa Kameda Corp lançou o sistema no Brasil, com um funcionamento simples: o motorista pode pagar o bilhete na saída do estacionamento com seu próprio smartphone, desde que este tenha o aplicativo integrado ao PayPal.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A curta distância para a transmissão já é um ponto positivo para a segurança dela, pois dificulta a interceptação do sinal; porém, apenas isso não basta. Pensando nisso, foi criado o protocolo SWP (Single Wire Protocol). Trata-se de uma interface que oferece comunicação segura entre o cartão SIM (popularmente conhecido como chip de celular) e o chip NFC do aparelho; porém ainda não é uma adoção prática e popular, até porque a solução não está totalmente desenvolvida.

NFC Forum[editar | editar código-fonte]

O Near Field Communication Forum (NFC Forum)[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um site criado em 18 de março de 2004 por NXP Semiconductors, Sony e Nokia , cuja principal função é promover e compartilhar o uso da tecnologia de NFC, educando o mercado para essa nova tendência, além de desenvolver e certificar a conformidade com as normas da NFC.

Metas[editar | editar código-fonte]

  • Definir e desenvolver padrões, parâmetros e protocolos a serem seguidos em uma arquitetura de NFC.
  • Incentivar o desenvolvimento e uso de dispositivos de NFC.
  • Trabalhar para garantir que os produtos sigam as normas e especificações do fórum.
  • Disseminar o conhecimento da NFC, para que o uso dela seja mais comum mundialmente.

Membros[editar | editar código-fonte]

Os mais de 170 membros do NFC Forum incluem LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Rogers, SK, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express, Intel, TI, e NXP.[2]

Futuro da NFC[editar | editar código-fonte]

A NFC é uma tecnologia promissora, mas sua adoção em larga escala depende de uma combinação de fatores, como o interesse por parte da indústria, comércio e governos.

Entretanto, o fato de haver empresas de renome apoiando a tecnologia indica que, em um futuro próximo, poderemos vê-la comumente em uso no dia a dia.

Estima-se que, até o ano de 2015, a tecnologia NFC faça parte ativa do dia a dia dos usuários da América do Norte.

Referências

  1. What is NFC? (em inglês) NFC Forum. Visitado em 14 de junho de 2011.
  2. NFC Forum Members (em inglês) NFC Forum. Visitado em 14 de 2011.