Nitrofenol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nitrofenol é um composto químico orgânico pertendente a uma família de fenóis nitrados, anéis de benzeno contendo um grupo hidroxila (-OH) e pelo menos um grupo nitro (-NO2) ligado ao anel.

O nitrofenóis propriamente ditos, mononitrados (contendo apenas um grupo nitro), possuem a fórmula HOC6H4NO2. Existem três nitrofenóis isoméricos:

Os nitrofenóis são produzidos industrialmente pela reação de cloretos com hidróxido de sódio em temperaturas próximas de 200° C.[1]

Os fenóis mononitrados são frequentemente hidrogenados aos aminofenóis correspondentes que também são úteis industrialmente.[1]

Di- e trinitrofenóis[editar | editar código-fonte]

2,4,6-Trinitrofenol (ácido pícrico)

2,4-Dinitrofenol (p.f. 83 °C) é um ácido moderadamente forte (pKa = 4.89). 2,4,6-trinitrofenol é mais conhecido como ácido pícrico, os quais são uma indústria bem desenvolvida.


Segurança[editar | editar código-fonte]

Nitrofenóis são venenosos. Ocasionalmente, nitrofenóis contaminam o sólo próximo de explosivos em degradação em fábricas e instalações militares, e pesquisa-se atualmente na busca de solução de tais casos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Gerald Booth "Nitro Compounds, Aromatic" na "Ullmann's Encyclopedia of Industrial Chemistry" 2007; John Wiley & Sons: New York.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]