Olha Você

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olha Você
Olha Você
Logomarcas do programa desde a sua primeira fase até a última.
Informação geral
Formato programa de variedades
Gênero Revista eletrônica
Duração 120 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Ocimar de Castro
Produtor(es) Carla Brandão
Hélio Bannwart
Apresentador(es) Claudete Troiano
Ellen Jabour
Alexandre Bacci
Francesco Tarallo
Roberta Peporine
Izabella Camargo
Eloy Nunes
Guilherme Arruda
Tema de abertura Trilha produzida por Thomas Roth
Exibição
Emissora original Brasil SBT
Transmissão original 1 de setembro de 2008 - 27 de março de 2009
Cronologia
Programas relacionados Hoje em Dia
Vem Pra Cá
Chega Mais

Olha Você foi um programa de televisão brasileiro voltado ao jornalismo, com notícias, variedades, previsão do tempo, culinária, entrevistas e prestação de serviço. Foi exibido pelo SBT de segunda-feira à sexta-feira direto do estúdio 4, no CDT da Anhanguera. O programa estreou em 1 de setembro de 2008, teve uma reestreia no dia 23 de março de 2009 e teve seu último programa exibido no dia 27 de março de 2009.

História[editar | editar código-fonte]

O programa estreou no dia 1 de setembro de 2008 sob o comando de Alexandre Bacci, Claudete Troiano, Ellen Jabour, e Francesco Tarallo.

Para aquecer a estreia, o programa Nada Além da Verdade com Claudete Troiano finalmente foi exibido na semana anterior (26/08). Entre as confissões, a apresentadora afirmou que inventou algumas vezes uma proposta do próprio Silvio Santos para valorizar seu passe. No entanto, a "mentira" virou realidade poucos meses depois da gravação deste programa. Na atração, Claudete faturou o prêmio máximo de R$100 mil, não mentindo em nenhum momento.[1]

A semelhança entre o Hoje em Dia, da Rede Record, e o programa[2] supostamente geraram rivalidade nos bastidores. O diretor Vildomar Batista afirmou que Silvio Santos queria copiar o projeto da atração matutina da Record.

O apresentador, na época, Britto Jr. disse torcer pelo programa numa entrevista. Porém disse que, se Silvio Santos colocasse o programa contra o Hoje em Dia, "o bicho vai pegar", segundo ele.

Na primeira exibição do programa, o clima foi de tanto nervosismo que algumas gafes foram cometidas, tais como a apresentadora Claudete Troiano ter cortado inúmeras vezes seus colegas e também comentar que o céu do Edificio Italia estava lindo, não percebendo o quanto estava poluído. O primeiro quadro do programa não foi exibido, supostamente devido a alguma falha técnica, deixando o apresentador Alexandre Bacci confuso diante das câmeras. A timidez de Francesco Tarallo o afetou na hora de falar, ou também quando Alexandre Bacci cortou a fala da jornalista Roberta Peporine.

A partir do mês de outubro o programa passa por uma crise. Os apresentadores já não se entendiam mais,[4][5] o clima era tenso[6] e a audiência era a pior esperada. Chegou a se especular o fim do programa, devido às prerrogativas impostas por Silvio Santos aos programas de baixa audiência. Especulou-se também alterar o horário do programa para o período matutino e também a troca de diretores, porém nada concretizado.

Em novembro, Francesco Tarallo confunde o nome do programa: ao invés de falar Olha Você, chamou de Hoje em Dia, causando a revolta de um produtor que gritou bem alto o nome do programa corretamente.[7]

O jornal Folha de S.Paulo, no início de dezembro, especulou uma ameaça de abandono por parte de Ellen Jabour.[4]

Em 15 de dezembro, o programa passou por reformas: houve mudança das vinhetas, a jornalista Roberta Peporine passou a assumir o programa direto do estúdio, dividindo bancada com Alexandre Bacci, e a saída de Francesco Tarallo para tornar-se um repórter. Com as mudanças, o programa conseguiu chegar aos 5 pontos de média no dia 22 de dezembro de 2008.[8]

Desde o dia 25 de janeiro de 2009, o programa deixou de ser ao vivo e passou a ser gravado pela manhã. Mas em 23 de março de 2009, após diversas mudanças, o programa voltou a ser ao vivo.

No programa do dia 20 de março de 2009, o apresentador Alexandre Bacci disse que esse seria o seu último programa. A partir dali, ele faria novos projetos na emissora. No mesmo dia em que Alexandre Bacci saiu do programa, Claudete Troiano também saiu, mas sem se despedir, ao contrário do jornalista.[9]

Fim[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de março de 2009 o programa foi exibido normalmente ao vivo, e às 19h25 o diretor do programa, Ocimar de Castro, anunciou à toda equipe do programa e aos apresentadores que o programa tinha chegado ao fim.[10]

No dia 28 de março de 2009 o site da emissora noticiou aos internautas o fim do programa em nota:

Ficha tecnica[editar | editar código-fonte]

Apresentadores da última fase[editar | editar código-fonte]

Ex-apresentadores[editar | editar código-fonte]

Apresentadoras Eventuais[editar | editar código-fonte]

Repórteres[editar | editar código-fonte]

  • Alessandra Zamari
  • Caroline Keller
  • Cláudia Ramos
  • Fabíola Figueiredo
  • Gabriela Pasqualin
  • Patrícia Biasi
  • Rogério Garcia
  • Rogério Vieira
  • Simone Queiroz
  • Solange Boulos

Quadros[editar | editar código-fonte]

Planeta Celebridade[editar | editar código-fonte]

Quadro que exibia notícias de celebridades. Estreou no mesmo dia da estreia do programa e terminou em 31 de dezembro de 2008.

Culinária[editar | editar código-fonte]

Quadro identico ao do Hoje em Dia, o "Edu Delivery". Era quando o chef Francesco Tarallo ia cozinhar na casa de algum famoso. Em março, o quadro mudou de nome para Livro de Receitas do Thesco.

Dicas[editar | editar código-fonte]

Sempre antes do intervalo, o programa exibia este quadro chamando alguns artistas para dar dicas para o lar.

Game Ball[editar | editar código-fonte]

Esta era a única brincadeira premiada do programa. Os apresentadores não conseguiram dar o prêmio máximo acumulado, que era mais de R$ 8.000,00: então no último dia da brincadeira, o premio foi repartido para quatro telespectadores.

No Olhar da Ellen[editar | editar código-fonte]

O quadro estreou no dia 23 de março de 2009. Era o quadro de moda do programa apresentado por Ellen Jabour.

Dia de Folga dos Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Este quadro mostrava o dia de folga dos apresentadores.

O Ano Que Marcou a Minha Vida[editar | editar código-fonte]

Era um quadro que mostrava o ano que mais marcou a vida dos apresentadores.

Sob Pressão[editar | editar código-fonte]

Era um quadro que fazia entrevistas com celebridades sobre perguntas picantes. Teve apenas dois convidados, Vitor Belfort e Scheila Carvalho, e já teve outro nome: Assento Quente.

Dando uma Geral[editar | editar código-fonte]

O jornalista e apresentador Jorge Paulinetti ia até a casa do telespectador com uma equipe para organizá-la. Uma das maiores audiências do programa já que Jorge Paulinetti é jovem, bonito, repleto de carisma e é especializado em arquitetura. Desde o término da atração, apresentava o Notícias e Mais, na CNT.

Busca Radical[editar | editar código-fonte]

Quadro apresentado por Beto Marden. Mostrava aventuras e provas radicais. No estilo "Raio X da Aventura", também do Hoje em Dia.

Aventura em Dobro[editar | editar código-fonte]

Comandado por Ellen Jabour o quadro mostrava reportagens sobre animais, meio ambiente e outros assuntos, gravado pela apresentadora.

Você por um Dia[editar | editar código-fonte]

Silvia Araújo vivia experiências diferentes, cada dia era uma: garçonete e muitas outras. No estilo "Trocando as Bolas", exibido pelo Domingo Legal.

Abertura[editar | editar código-fonte]

A vinheta de abertura do programa, inicialmente, tinha os quatro apresentadores aparecendo com os seus nomes no canto da tela e, entre cada um, a sua função no programa. Na ordem, do início ao fim da abertura, tinha em seu início Ellen Jabour, passando por Alexandre Bacci, depois Francesco Tarallo e por último, Claudete Troiano, junto com a logomarca quase igual a vinheta do Hoje em Dia.

Com as mudanças no programa, a abertura se altera. Começa com os destaques e algumas manchetes das noticias do programa. Depois começa a abertura com o logo Você bem perto e com um tom espelhado. Nas letras aparecem cartões postais de algumas cidades do Brasil, de forma muito similar à abertura do programa Good Morning America da ABC News. A abertura mudou em março para a cor amarelo-laranja, como no Good Morning America, e em seguida para um tom azul.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]