Orégano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOrégão ou orégano
Origanum vulgare - harilik pune.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Origanum
Espécie: O. vulgare
Nome binomial
Origanum vulgare
L.

O orégano ou orégão (Origanum vulgare)[1] é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. O orégano é um alimento, mas conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.

Origem[editar | editar código-fonte]

Orégãos já secos

Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.[2]

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Utilização na culinária[editar | editar código-fonte]

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.

Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.

Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.


Referências

  1. PLANTS Profile for Origanum vulgare (oregano) plants.usda.gov. Página visitada em 26 de abril de 2012.
  2. K. V. Peter. Handbook of Herbs and Spices: Volume 2. [S.l.]: CRC Press, 2004. 225 pp. ISBN 0-8493-2535-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Orégano
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.