Oricon Singles Chart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Oricon Singles Chart é uma parada musical referente aos singles mais vendidos no Japão, ela é publicada de forma diária, semanal, mensal e anual pela Oricon. As posições da tabela são baseadas nas vendas de singles em formato físico, pois a Oricon não inclui vendas por descarga digital, apesar das vendas físicas no país diminuírem drasticamente nos anos 2000.[1] Sua publicação ocorre todas as terça feiras, através da revista Oricon Style e no website oficial da Oricon, pois todas as segundas feiras, os dados coletados eletronicamente são recebidos dos pontos de venda.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa Original Confidence Inc., foi a responsável por originar a Oricon, ela foi fundada pelo ex-promotor da Snow Brand Milk Products, Soko Koike, em 1967. Em 2 de novembro do mesmo ano, a empresa começou a publicar uma tabela de singles de forma experimental, intitulada (総合芸能市場調査 Sogo Geino Shijo Chosa?, lit. "pesquisas totais do mercado de entretenimento").[2] A primeira canção a atingir a posição de número um na Oricon Singles Chart foi "Kitaguni no Futari (In a Lonesome City)" lançada em 15 de setembro por Jackey Yoshikawa and his Blue Comets. Mais tarde em 4 de janeiro de 1968, a tabela foi lançada de forma oficial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Statistics Physical & Digital». Recording Industry Association of Japan (RIAJ) 
  2. «日本音楽スタジオ協会» (em japonês). Japan Association of Professional Recording Studios. Arquivado do original em 1 de abril de 2005 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.