Pão caseiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pão caseiro com farinha de trigo (tipo francês)
Pão caseiro do tipo francês
Valor nutricional por 100 g (3,53 oz)
Energia 1254 kJ (300 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais 58,6 g
Gorduras
Gorduras totais 3,1 g
 • saturada 1,0 g
 • monoinsaturada 0,9 g
 • poli-insaturada 0,7 g
Proteínas
Proteínas totais 8,0 g
Minerais
Cálcio 16 mg (2%)
Os valores podem variar conforme a escolha e quantidade dos ingredientes
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.
Source: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO (2ª Edição), Unicamp

O pão caseiro é um tipo de pão feito em casa, e é preparado comumente a partir de uma massa de farinha e água, geralmente por cozimento. Ao longo da história que se tem registro, tem sido popular em todo o mundo e é um dos alimentos mais antigos, tendo sido importante desde o início da agricultura.

Os pães podem ser feitos através de várias formas. Proporções de tipos de farinha e outros ingredientes variam amplamente, assim como os modos de preparação. A base de farinha de trigo é a mais tradicional, entretanto é possível fazer de várias maneiras. Desde a descoberta da fermentação, há cerca de 6000 anos, os pães são feitos em casa. Recentemente, várias receitas surgiram para substituir a farinha de trigo (muito calórica). A linhaça é um exemplo. Também surgiram outras formas de fazê-lo, com a utilização de beterraba e de aveia[1].

O pão é servido de várias formas com qualquer refeição do dia: pode ser servido em forma de lanche e é usado como ingrediente em outras preparações culinárias, como sanduíches.

Preparação[editar | editar código-fonte]

A preparação do pão se dá geralmente por processo de cozimento no fogão. Os ingredientes básicos usados na preparação do pão caseiro incluem leite, ovo, açúcar, especiarias, frutas secas, legumes e nozes, embora seja possível substituir quase todos os ingredientes principais por versões menos calóricas e gordurosas em receitas light e veganas. A farinha de trigo pode ser substituída por beterraba, aveia ou linhaça, por exemplo. Já o leite integral pode ser substituído pela sua versão desnatada ou de soja.

Utensílios usados para preparo [2][editar | editar código-fonte]

  • Batedeira planetária com gancho: ajuda a bater os ingredientes com mais precisão, além de encurtar o tempo.
  • Raspador de massa: útil para dividir a massa e manipulá-la.
  • Espátula de silicone: útil para pegar toda e massa que restou na tigela após a fermentação.
  • Fouet: usado para arejar a farinha.


Benefícios do pão caseiro[editar | editar código-fonte]

O pão caseiro é muito bom para qualquer tipo de dieta: além do pão em geral ser uma ótima fonte de carboidratos, é pertencente ao grupo dos cereais e é um grande fornecedor de minerais, como por exemplo, o sódio e o potássio, além de conter as vitaminas do complexo B (B1, B2, B5).

Preparar o próprio pão em casa, faz com que as pessoas possam acrescentar ingredientes que precisam em suas dietas individuais, além do custo ser menor, já que uma grande fornada de pães serve muitas pessoas.

O pão frequentemente é cortado da dieta de quem quer perder peso, entretanto substituir o pão tradicional pelo pão feito em casa, com ingredientes selecionados, pode tornar a dieta mais fácil, sem fazer com que as pessoas deixem de comer pães e adquirir seus benefícios.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Wickbold Brasil». Consultado em 20 de setembro de 2017 
  2. «Utensílios para o preparo do pão caseiro». Consultado em 20 de setembro de 2017