Gordura saturada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tipos de gorduras na comida
Veja também

A gordura saturada é um dos dois tipos de gordura presentes nos alimentos. É distinguida da gordura não saturada no sentido em que não há ligação dupla entre os átomos de carbono na sua constituição química, fazendo com que os ácidos graxos fiquem saturados com hidrogênio. A gordura saturada ocorre de forma natural nos animais e seu estado físico, em geral, é sólido (se não aquecida). Enquanto que a gordura não saturada, como o azeite, permanece de forma líquida. A gordura saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é utilizada na preparação de alimentos.

Durante o século 20, com a crescente epidemia de obesidade, foram realizados estudos que apontaram que a gordura saturada elevava os níveis de colesterol. Como era de conhecimento que o nível elevado de colesterol estava ligado ao aumento no nível de doenças cardiovasculares, a conclusão foi de que essa gordura aumentava o risco de doenças no coração.[1]

Segundo novos estudos realizados, a gordura saturada não faz mal para o coração, sendo os responsáveis principalmente produtos industrializados com carboidratos de alto índice glicêmico. O estudo foi pensado segundo a evolução humana, que desde a época das cavernas consumiu carnes e suas gorduras, sendo que nunca tiveram estes problemas anteriormente.

Referências

  1. OS PRAZERES DA CARNE VERMELHA drauziovarella.com.b. Visitado em 2 de abril de 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre Nutrição é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.