Esteroide sexual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Os esteróides sexuais, também conhecidos como esteróides gonadais, são hormônios esteróides que interagem com receptores de andrógenos e estrógenos nos animais vertebrados. Os esteróides sexuais naturais são feitos pelas gônadas (ovários ou testículos), pela glândulas adrenais ou pela conversão de outros esteróides sexuais em outros tecidos como fígado ou gordura. O termo hormônio sexual é praticamente um sinônimo de esteróide sexual.

Os esteróides sexuais desempenham papéis importantes induzindo o corpo a mudanças conhecidas como características sexuais primárias e caracteres sexuais secundários.

O desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias é controlado pelos hormônios sexuais depois do estágio fetal inicial, quando a presença ou ausência do cromossomo Y e/ou do gene SRY irá determinar o desenvolvimento.

Em muitos contextos, as duas principais classes de esteróides sexuais são os andrógenos e estrógenos, dos quais os exemplos mais importantes para o homem são a testosterona e o estradiol, respectivamente. Outros contextos incluem os progestágenos como uma terceira classe de esteróides sexuais, distinta dos andrógenos e estrógenos. A progesterona é o exemplo mais importante e único naturalmente presente no ser humano.

Existem muitos esteróides sintéticos. Andrógenos sintéticos geralmente são classificados como esteróides anabolizantes. Estrógenos sintéticos e progestinas são utilizados em métodos de contracepção hormonal. Dietilstilbestrol (DES) é um estrógeno sintético.

Os esteróides sexuais incluem:

Veja também[editar | editar código-fonte]