Palavra (ciência da computação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em ciência da computação, palavra (em inglês: word) é a unidade natural de informação usada por cada tipo de computador em particular. É uma sequência de bits de tamanho fixo que é processado em conjunto numa máquina. O número de bits em uma palavra (o tamanho ou comprimento da palavra) é uma característica importante de uma arquitetura de computador. Ela é refletida em vários aspectos de sua estrutura e sua operação.Ela indica a unidade de transferência entre a CPU e memória principal.

Em geral, a maioria dos registradores em um computador possuem o mesmo comprimento da palavra. A quantidade de dados transferidos entre os processadores e a memória é também geralmente uma palavra. Em sistemas simples, o dado é transferido através dum barramento, geralmente do tamanho da palavra ou meia palavra. O endereço de memória geralmente deve caber numa palavra.

O valor numérico típico manipulado por um computador é geralmente do tamanho da palavra. Tipos inteiros podem estar disponibilizados em diferentes tamanhos, mas pelo menos um deles geralmente é o da palavra. Havendo outras opções, elas geralmente são múltiplas ou frações do palavra. Tamanhos fracionados são usados para utilizar a memória de forma mais eficiente. Entretanto, ao serem carregados no processador, geralmente ocupam o tamanho da palavra. Tipos flutuantes geralmente possuem tamanho da palavra ou de múltiplos.

Computadores modernos possuem tamanho de palavra de 16, 32 e 64 bits. Entretanto, vários outros tamanhos já foram usados no passado, incluindo 8, 9, 12, 18, 24, 36, 39, 40, 48 e 60 bits. Alguns dos primeiros computadores eram decimais ao invés de binários, possuindo palavras de tamanho 10 ou 12, e alguns dos primeiros computadores não possuíam tamanho de palavra fixado.

Utilizações das palavras[editar | editar código-fonte]

Dependendo de como um computador é organizado, unidades do tamanho da palavra podem ser usadas para:

  • Números inteiros - fixadores para valores numéricos inteiros podem estar disponíveis em um ou vários tamanhos diferentes, mas um dos tamanhos disponíveis quase sempre será a palavra. Os outros tamanhos, se houver, provavelmente serão múltiplos ou frações do tamanho da palavra. Os menores tamanhos são normalmente usados apenas para uso eficiente de memória; quando carregados no processador, seus valores normalmente vão para um fixador de tamanho de palavra maior.
  • Números de ponto flutuante - fixadores para valores numéricos de ponto flutuante são normalmente uma ou um múltiplo de uma palavra.
  • Endereços.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o portal: