Pärnu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parnu)
Pärnu
Bandeira de Pärnu.
Brasão de Armas de Pärnu.
Bandeira Brasão
País Estónia Estônia
Região Pärnumaa
Área

32,22 km²

População (2006)

 - Densidade

44.198

1.371,7/km²
Fuso horário Europa de Leste: UTC+2/+3

Latitude

Longitude

58°23' N
24°30' E

Atual Presidente da Câmara

Romek Kosenkranius

Principal aeroporto

Aeroporto de Pärnu


Localização
Página Oficial da cidade

Pärnu (alemão: Pernau, polonês: Parnawa) é uma cidade localizada na Baía de Pärnu, na costa do Mar Báltico, no sudoeste da Estônia. É um popular resort para as férias de verão com muitos hotéis, restaurantes e longas praias. O rio Pärnu atravessa a cidade. A área é servida pelo Aeroporto de Pärnu.

A cidade é também conhecida por Pyarnu, uma forma incorreta de transliteração do russo.

História[editar | editar código-fonte]

Pärnu foi fundada em 1251 pelos Cavaleiros Teutônicos, que iniciaram a construção de um fortaleza nas proximidades, em 1265. A cidade, então conhecida pelo nome alemão de Pernau, foi uma integrante da Liga Hanseática e foi um importante porto para a Livônia. O Reino da Polônia controlou a cidade entre 1560 - 1617. Em 1609 houve uma batalha entre os exércitos poloneses e suecos próxima da cidade. Os suecos controlaram a cidade durante a Guerra da Livônia, no século XVI, mas ela foi anexada Império Russo em 1721, através do Tratado de Nystad como consequência da Grande Guerra do Norte.

A cidade tornou-se parte da independente Estônia após o término da Primeira Guerra Mundial.

Durante a Grande Guerra do Norte, a Universidade de Dorpat (Tartu) foi transferida para Pernau de 1699 a 1710. Atualmente a universidade tem um campus em Pärnu (1.000 estudantes no ano escolar de 2004/2005).

Administração[editar | editar código-fonte]

A administração local consiste de um conselho e de um governo municipal. As eleições para o conselho municipal acontecem a cada três anos. O atual conselho municipal foi eleito em outubro de 2005. O número de conselheiros depende da população. O número atual de conselheiros é de 33.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Centro de Pärnu a noite - 2005.

Pärnu é um resort para a saúde de reconhecimento internacional. Além de receber os visitantes que chegam de cerca de cinquenta países, ela também faz parte da European Spas Association (desde 2000) e da European Blue Flag que tem estado nas praias de Pärnu desde 2000. A maioria dos turistas de Pärnu são de finlandeses e estonianos. As equipes dos hotéis e restaurantes falam o inglês e um pouco de finlandês além do estoniano.

Vídeo de drone de Pärnu 2022

Em 1837, alguns empresários decidiram transformar uma isolada taverna próxima da praia em uma estabelecimento para banhos, este foi o início para que a cidade acabasse se transformando no atual resort de Pärnu. Este edifício de madeira foi o predecessor do atual banho de lama. O estabelecimento, que foi inaugurado em 1838, comportava 5-6 banheiros forneciam banhos quentes com a água do mar no verão e funcionava como sauna no inverno. O prédio de madeira foi incendiado durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1927, o atual prédio construído em pedras do Banho de Lama de Pärnu foi construído no mesmo local. Mais tarde, foram construídos anexos para comportar uma unidade de banhos e uma piscina.

Hoje em dia, problemas das articulações, coluna espinhal e sistema nervoso periférico, genicológicos e disfunções do sistema nervoso central são tratados nos Banhos de Lama de Pärnu. As terapias incluem hidroterapia, terapias com lama e ozocerite, massagens, laser e eletroterapias, terapias linfáticas e de inalação, aromaterapia e ECG. Há 130 quartos no hotel de Banhos de Lama.[carece de fontes?]

Desde 1996 Pärnu tem sido conhecida como a Capital do Verão da Estônia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pärnu