Parque Estadual da Serra da Tiririca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Parque Estadual da Serra da Tiririca é um parque estadual localizado nos municípios de Niterói e Maricá, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi criado pela Lei Estadual 1 901, de 29 de novembro de 19911 . Foi declarado "reserva mundial da biosfera" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1992. Em 2012, teve seus limites ampliados pelo Decreto Estadual 43 913, incorporando a Reserva Municipal Darcy Ribeiro, as ilhas Pai, Mãe e Menina e o Morro da Peça, passando a abranger uma área de 3 568 hectares2 .

Passagem de Charles Darwin[editar | editar código-fonte]

No século XIX, a região atualmente abrangida pelo parque foi visitada pelo naturalista inglês Charles Darwin, o que contribuiu para a formulação, por este, da teoria da evolução das espécies3 .

Geografia[editar | editar código-fonte]

Bioma:

Área:

  • 2 400 ha.

Referências

  1. "Lei Estadual n.º 1.901/91" - Inea
  2. Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado após decreto do governo. Site do jornal O Fluminense. 30 de outubro de 2012. Disponível em http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/parque-estadual-da-serra-da-tiririca-e-ampliado-apos-decreto-do-governo. Acesso em 6 de novembro de 2012.
  3. Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado após decreto do governo. Site do jornal O Fluminense. 30 de outubro de 2012. Disponível em http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/parque-estadual-da-serra-da-tiririca-e-ampliado-apos-decreto-do-governo. Acesso em 6 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.