Paul Hermann Müller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Hermann Müller Medalha Nobel
Química
Dados gerais
Nacionalidade Suíça Suiço
Nascimento 12 de Janeiro de 1899
Local Olten
Morte 12 de Outubro de 1965 (66 anos)
Local Basileia
Atividade
Campo(s) Química
Instituições J. R. Geigy AG
Alma mater Universidade de Basileia
Conhecido(a) por Aplicações do DDT como inseticida
Prêmio(s) Medalha do prêmio Nobel Nobel de Fisiologia ou Medicina (1948)

Paul Hermann Müller, também conhecido como Pauly Mueller, (Olten, 12 de Janeiro de 1899Basileia, 12 de outubro de 1965) foi um químico suíço. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1948, por pesquisar desinfetantes e inseticidas de contato e descobriu a utilidade do DDT como inseticida.

Müller nasceu em 12 de janeiro de 1899, em Olten, Soleura, filho de Gottlieb e Fanny (née Leypoldt ou Leypold[1] ) Müller.[2] Ele era o mais velho de quatro filhos. Seu pai trabalhava nas Estradas de Ferro Federais da Suíça e a família se mudou para Lenzburg, Argóvia, e depois para Basileia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os suprimentos do inseticida piretro comum eram insuficientes para atender a demanda, o DDT provou a sua notável eficácia contra o tifo e a malária. Na verdade, a sua capacidade de erradicar a tifo e a malária foi logo reconhecida como sem precedentes. Descobriu-se que, em áreas onde a malária era endêmica, a propagação da doença por mosquitos poderiam ser evitadas simplesmente por pulverização de DDT duas vezes por ano nas paredes internas das casas.[3] [4]

Referências

  1. Augustin, Frank. Zur Geschichte des Insektizids Dichlordiphenyltrichloräthan (DDT) unter besonderer Berücksichtigung der Leistung des Chemikers Paul Müller (1899 - 1965). Leipzig: Medizinische Fakultät der Universität Leipzig, 1993. p. 1–77.
  2. Paul Hermann Müller Biography (em inglês). Gale Group (World of Anatomy and Physiology). Página visitada em 12 de outubro de 2013.
  3. Malaria Carrying Mosquito Crash Lands Due to His Insecticide (em inglês). Scienceheroes.com. Página visitada em 12 de outubro de 2013.
  4. Paul Hermann Müller (em inglês). Encyclopedia Britannica. Página visitada em 12 de outubro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Carl Ferdinand Cori, Gerty Cori e Bernardo Houssay
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1948
Sucedido por
Walter Rudolf Hess e António Egas Moniz
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.