Paul Reubens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paul Reubens
Paul Reubens
Reubens na estreia de Pee-wee’s Big Holiday em março de 2016.
Nome completo Paul Rubenfeld
Nascimento 27 de agosto de 1952
Peekskill, Nova Iorque
Morte 30 de julho de 2023 (70 anos)
Los Angeles, Califórnia
Causa da morte câncer
Nacionalidade norte-americano
Ocupação
Período de atividade 1977–2023
Principais trabalhos Pee-wee Herman
Página oficial
www.peewee.com

Paul Reubens, nome artístico de Paul Rubenfeld (Peekskill, 27 de agosto de 1952Los Angeles, 30 de julho de 2023), foi um ator, comediante, apresentador, produtor, roteirista e dublador americano. Ele ficou mais conhecido por criar e interpretar Pee-wee Herman, personagem infantil que fez sucesso nos anos 1980, tornando-se um ícone da cultura americana.

Como seu alter-ego Pee-wee, Reubens estrelou o filme Pee-wee's Big Adventure (1985), dirigido por Tim Burton, que fez muito sucesso, popularizando o personagem, que ganhou seu próprio programa, o Pee-wee's Playhouse (1986–1990), exibido pela CBS e ganhador de 15 prêmios Emmys, sendo classificado pela TV Guide entre os dez melhores programas de televisão. Pee-wee também estrelou comerciais e lançou diversos produtos, tornando-se um personagem cult, querido entre as crianças e os adultos.

Em 1991, um escândalo abalou profundamente a carreira de Reubens, que foi preso após ser flagrado se masturbando em um cinema pornô em Sarasota, na Flórida. A polêmica tomou proporções gigantescas e foi amplamente divulgada pela mídia social, fazendo o ator e seu personagem serem "cancelados".

A partir daí, Reubens passou a dar entrevistas como ele mesmo ao invés do personagem, o qual ele decidiu aposentar. Ele teve pequenos papéis em filmes como Batman Returns (1992), Matilda (1996) e Mystery Men (1999), além de se voltar para diversos trabalhos na dublagem, como em The Nightmare Before Christmas (1993), Dr. Dolittle (1998) e The Smurfs (2011). Em 2016, Reubens e a Netflix ressuscitaram o personagem Pee-wee para o filme Pee-wee’s Big Holiday, que foi o último filme de Reubens, que faleceu em 2023, vítima de um câncer que ele não revelou ao público.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Pee-wee Herman[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pee-wee Herman

O personagem "Pee-wee Herman" foi criado em 1978, durante uma improvisação do grupo teatral The Groundlings, onde Reubens teve a ideia de criar um homem que queria ser cômico, mas era muito atrapalhado. Outro membro do grupo, Phil Hartman, ajudou Reubens a desenvolver o personagem, enquanto o outro, Johnny Paragon, ajudava nos roteiros dos shows.

Apesar de ter sido comparado com outros personagens famosos, como Tintin de Hergé, e Pinóquio de Collodi, Reubens disse que nunca existiu uma fonte específica para criação de "Pee-wee". A voz do personagem originou-se em 1970, quando Reubens apareceu na produção teatral Life with Father, onde Reubens adotou um jeito de falar, que se tornaria o de Pee-wee. O nome do personagem foi baseado numa gaita (instrumento musical) que Reubens teve quando criança, e o "Herman" era o sobrenome de um garoto enérgico que Reubens conhecera na juventude. O primeiro terno cinza que o personagem usou foi feito à mão pelo diretor e fundador do Groundlings, Gary Austin. Antes de um show, "alguém" lhe entregou uma pequena gravata borboleta, outra marca registrada do personagem.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele apareceu em muitos filmes e séries de televisão no final de 1970, e início de 1980 e trabalhou em um grupo chamado "The Groundlings". Nesta época, acabou criando Pee-Wee para um show no palco, que era uma paródia de antigos programas infantis. Em 1985, ele estrelou um filme chamado As Grandes aventuras de Pee-Wee, que foi muito bem sucedido. No ano seguinte, ele conseguiu seu próprio programa de televisão, Playhouse Pee-Wee.

Em 2016, retornou a interpretar Pee-Wee no filme Pee-wee’s Big Holiday.

Prisão[editar | editar código-fonte]

Em 1991, o ator foi preso num cinema pornô se masturbando. A alegação da prisão foi de "exibicionismo indecente".[1][2]

Morte[editar | editar código-fonte]

Reubens morreu no dia 30 de julho de 2023, aos 70 anos, vítima de um câncer. O ator enfrentava a doença há seis anos e não a tornou pública.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paul Reubens
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Paul Reubens
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.