Paulo Jorge Cleto Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Cleto Duarte
Paulo Jorge Cleto Duarte
Nome completo Paulo Jorge Cleto Duarte
Nascimento 3 de outubro de 1972
Lisboa
Nacionalidade português
Ocupação Farmacêutico e empresário

Paulo Jorge Cleto Duarte, natural de Lisboa (Lisboa, 3 de Outubro de 1972) cresceu em Leomil, Moimenta da Beira, e é um farmacêutico e empresário português. Desempenhou a função de presidente da Direcção da Associação Nacional das Farmácias (ANF)[1][2][3][4][5], até junho de 2021, depois de mais de 10 anos como secretário-geral[6]. É co-proprietário da Farmácia Estácio e da Farmácia Estácio Xabregas, ambas em Lisboa. É casado e pai de dois filhos.

Percurso académico[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas no ano de 1997 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e tem um MBA em Gestão de Informação pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (2004).

Enquanto dirigente associativo universitário, foi presidente da Associação dos Estudantes[7] da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) em dois mandatos, de 1994 a 1996, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Lisboa (AAL) em 1996 e da Mesa da Assembleia Geral da AEFFUL em 1996/1997. Como representante dos estudantes foi membro de vários órgãos da Faculdade de Farmácia e da Universidade de Lisboa (Senado, Conselho Directivo e Assembleia de Representantes) no período de 1991 a 1996.

É membro do Conselho de Escola da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa desde Setembro de 2018, assumindo a Presidência deste órgão desde Fevereiro de 2021[8].

Percurso profissional[editar | editar código-fonte]

Iniciou a sua actividade profissional em 1996 na Indústria Farmacêutica, na Johnson & Johnson, Produtos Profissionais, com quem colaborou até 1998, na área regulamentar.

De 1997 a 1999 foi secretário-técnico da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, onde trabalhou com a Prof.ª Odette Ferreira.

De 1999 a 2002, foi secretário-geral da Ordem dos Farmacêuticos (OF)[9], organização na qual exerceu ainda o cargo de membro do Conselho para a Cooperação desde 2009[10].

Foi, entre 2002 e 2013, secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF) - associação que representa os proprietários das farmácias portuguesas - e, de 2012 a 2013, vice-presidente da Direcção[11][12]. Tomou posse como Presidente da Direcção a 17 de Maio de 2013.[13] Foi reeleito para o cargo a 3 de Abril de 2016 [14] e novamente a 1 de Abril de 2019[15].

É Presidente do Conselho de Administração da Finanfarma – Sociedade Financeira de Crédito, S.A., desde Julho de 2013.

É Administrador não Executivo da CUF (ex-José de Mello Saúde), desde Março de 2021, cargo que já tinha exercido de Julho de 2013 a Junho de 2019[16].

É Presidente do Conselho de Administração da hmR (empresa que se dedica à consultoria e elaboração de estudos de mercado na área da saúde e que opera em Portugal, Espanha, Irlanda e Alemanha) desde Outubro de 2012.

É membro do Conselho de Administração da Go Far Insurance - Soluções e Serviços para Protecção da Saúde, Mediação De Seguros, S.A., desde Agosto de 2017[17], uma parceria inovadora entre a ANF e a Médis.

É, desde 2013, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Farminveste, SGPS, S.A. (a empresa gestora de participações sociais da ANF) tendo integrado, desde 2010, o Conselho de Administração e a Comissão Executiva[18].

É membro do Conselho Nacional de Saúde – Órgão de consulta do Ministério da Saúde – desde Maio de 2017[19].

Outras colaborações[editar | editar código-fonte]

Em 2016, tomou posse como Presidente da Direcção da Associação Dignitude [20], uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada por iniciativa da Associação Nacional das Farmácias, Apifarma, Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo com a missão de desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: é o seu primeiro programa[21].

É membro da Comissão Executiva da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, onde integra o Conselho Estratégico Nacional da Saúde[22].

É também da Direcção da Plataforma Saúde em Diálogo (Instituição Particular de Solidariedade Social que representa doentes crónicos, consumidores de cuidados de saúde, promotores e profissionais de saúde) desde 2020[23].

É, desde 2021, membro do Conselho Fiscal da Associação Alzheimer Portugal[24].

E também membro do Conselho Fiscal da ComDignitatis.

Envolvimento internacional[editar | editar código-fonte]

Foi, entre 2002 e 2015, secretário-geral da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP)[25][26], Associação onde é, desde 2019, Membro do Conselho Fiscal[27].

É, desde 2010, membro Individual da FIP, a organização que representa a globalidade dos farmacêuticos de todo o mundo[28].

Foi membro do European Pharmacists Forum desde 2013 – uma iniciativa promovida pela Walgreens Boots Alliance, reunindo farmacêuticos independentes de 10 países europeus, tendo desempenhado o cargo de Presidente de 2018[29] a Março de 2021, data em que este fórum terminou a sua actividade.

É membro do Board do World Pharmacy Council desde 2020[30].

Legado na ANF[editar | editar código-fonte]

Paulo Cleto Duarte iniciou a sua colaboração profissional com a ANF há 20 anos, oito dos quais assumindo o cargo de Presidente da Associação, assegurando a estabilidade regulamentar naquela que foi uma transição geracional, após uma liderança de mais de 30 anos do seu antecessor, assumindo a responsabilidade pelo sector num momento em que a facturação das farmácias caía abruptamente[31].

Nos anos em que esteve à frente da Associação a equipa de Paulo Cleto Duarte fez a primeira reestruturação do Programa Farmácias Portuguesas, em 2015, e a primeira versão da sua presença online e mobile[32], transformou a prescrição electrónica numa realidade e conseguiu começar a colaborar com os municípios, com os quais tem actualmente parcerias em diferentes áreas[33].

Foi também neste período que as farmácias passaram a ser remuneradas pela participação no Programa de Troca de Seringas, a partir de Janeiro de 2017. A remuneração deste serviço valoriza o papel das farmácias na prevenção de doenças transmissíveis e constitui mais um passo para a remuneração de outros serviços de intervenção em saúde pública prestados pelos farmacêuticos nas farmácias[34].

A equipa apoiou o sector social e as farmácias, conjuntamente com os outros agentes da cadeia de valor do medicamento, através da Associação Dignitude e do Programa abem:[35], que foi distinguido como “Projecto do Ano” com o Prémio Almofariz em 2017[36].

Foi também nos seus mandatos que as farmácias foram qualificadas como espaços de saúde e prestadoras de cuidados de saúde reconhecidos pelos utentes, com serviços remunerados pelo SNS pela primeira vez. Da mesma forma, o âmbito da prestação de serviços por farmacêuticos e pelas farmácias foi alargado, passando também a promover campanhas e programas de literacia em saúde, prevenção de doenças e promoção de estilos de vida saudáveis[37].

Foi também em 2018 que uma portaria conjunta dos Ministérios das Finanças e da Saúde (portaria n.º 188/2018) reconheceu que os objectivos que presidiram à criação de um regime específico de remuneração às farmácias pela dispensa de medicamentos genéricos têm vindo a ser alcançados, registando-se uma evolução positiva da quota de genéricos e a redução dos preços de referência[38].

Nos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, assinalados em 2019, foi lançada a petição “Salvar as Farmácias. Cumprir o SNS”, que foi apoiada por mais de 120 mil assinaturas, incluindo as de ordens profissionais, associações do sector da saúde, do medicamento e líderes de opinião de diversas áreas, e conquistou o direito a ser discutida no Parlamento, provando que as farmácias são hoje um player imprescindível do sistema de saúde e o farmacêutico um profissional de saúde reconhecido[39][40].

A ANF chegou à crise pandémica da COVID-19 com outra estrutura e capacidade, que foram essenciais para suporte à actividade das farmácias neste período. Há 400 farmácias envolvidas no processo de testagem, que podem fazer cerca de 25 mil a 30 mil testes por dia, número que pode triplicar se houver necessidade[41]. Todas as medidas favoráveis à protecção da população mereceram a adesão sem reservas das farmácias portuguesas[42].

Prémios[editar | editar código-fonte]

Recebeu, em 2002, um Voto de Louvor da Assembleia Geral da Ordem dos Farmacêuticos pelo empenho e dedicação incutidos no exercício diário das suas funções, pela extraordinária competência demonstrada em todos os projectos em que se envolveu e pelas relações de amizade, respeito e admiração que criou em todos aqueles com quem trabalhou.

Foi considerado Figura do ano 2015 pelos Prémio Almofariz, os prémios com maior notoriedade no sector farmacêutico, premiando as iniciativas e a inovação da Indústria Farmacêutica, mas também os farmacêuticos e os seus projectos mais relevantes[43].

Foi distinguido com o Prémio Kaizen 2018, galardão que reconhece pessoas ou entidades que se evidenciam pela forte aposta na cultura de melhoria contínua. ​​​O galardão premiou a aposta na melhoria contínua da ANF, com impacto nas farmácias[44].

Referências

  1. Direcção Associação Nacional das Farmácias (ANF)
  2. Diário de Notícias | Paulo Duarte à frente da Associação Nacional de Farmácias
  3. Sapo Saúde | Farmacêuticos de "luto" explicam encerramento de 600 farmácias
  4. Netfarma.pt | Eleições ANF: Paulo Duarte é único candidato
  5. Expresso | Paulo Duarte é o novo presidente das farmácias
  6. tsf.pt | Genéricos: Despesa do Estado e dos doentes baixou 24,1% em junho
  7. Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
  8. «Paulo Duarte eleito Presidente do Conselho de Escola». Consultado em 8 de junho de 2021 
  9. Ordem dos Farmacêuticos
  10. Seara.com. «Direção Nacional nomeou novo Conselho para a Cooperação». Ordem dos Farmacêuticos. Consultado em 8 de junho de 2021 
  11. Ordem dos Farmacêuticos | Simpósio traçou panorama do sector farmacêutico dos dois lados do Atlântico
  12. Universo ANF | Direcção
  13. Ordem dos Farmacêuticos | Paulo Duarte empossado presidente da ANF
  14. «PAULO CLETO DUARTE REELEITO PRESIDENTE DA ANF» (PDF) 
  15. «Dr. Paulo Cleto Duarte reeleito presidente da Associação Nacional de Farmácias - News Farma». www.newsfarma.pt. Consultado em 8 de junho de 2021 
  16. Marques, Carlos. «José de Mello Saúde dá lugar a CUF». Consultado em 8 de junho de 2021 
  17. ECO (28 de setembro de 2020). «Mediadora portuguesa Go Far dá menos prejuízo à Farminveste». ECO. Consultado em 8 de junho de 2021 
  18. «Farminveste». Consultado em 8 de junho de 2021 
  19. «Membros - CNS». www.cns.min-saude.pt. Consultado em 8 de junho de 2021 
  20. «Dignitude: guerra à pobreza no medicamento» 
  21. Franco, Erica. «Saiba como funciona o 'Programa abem'». DNOTICIAS.PT. Consultado em 11 de junho de 2021 
  22. «CIP e 73 Associações de Doentes assinam protocolo». Netfarma. 12 de novembro de 2020. Consultado em 11 de junho de 2021 
  23. «Órgãos Sociais». Plataforma Saúde em Diálogo. Consultado em 11 de junho de 2021 
  24. Portugal, Associação Alzheimer. «Órgãos Sociais para o quadriénio de 2021-2024». Associação Alzheimer Portugal. Consultado em 11 de junho de 2021 
  25. Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa | Conselho de Administração
  26. Audiência da AFPLP com a Ministra da Educação de Cabo Verde
  27. «- AFPLP - Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Oficial Portuguesa». www.afplp.org. Consultado em 11 de junho de 2021 
  28. «Home - FIP - International Pharmaceutical Federation Home». www.fip.org. Consultado em 11 de junho de 2021 
  29. «Our History». www.europeanpharmacistsforum.com. Consultado em 11 de junho de 2021 
  30. «About Us | WPC». www.worldpharmacycouncil.org. Consultado em 11 de junho de 2021 
  31. Suspiro, Ana. «Outros poderes. A radiografia à Associação Nacional de Farmácias». Observador. Consultado em 14 de junho de 2021 
  32. «Saúda é o novo cartão das farmácias portuguesas – Marketeer». 7 de maio de 2015. Consultado em 14 de junho de 2021 
  33. «Autarquias querem financiar administração da vacina da gripe nas farmácias». Ribatejo News. Consultado em 14 de junho de 2021 
  34. Seara.com. «Farmácias passam a ser remuneradas pela troca de seringas». Ordem dos Farmacêuticos. Consultado em 14 de junho de 2021 
  35. «Dignitude: guerra à pobreza no medicamento». www.revistasauda.pt. Consultado em 15 de junho de 2021 
  36. «Abem é Projecto do Ano». www.revistasauda.pt. Consultado em 15 de junho de 2021 
  37. «Serviços prestados pelas farmácias com regras». DECO PROTESTE. Consultado em 15 de junho de 2021 
  38. Seara.com. «Ministério faz ajustamento aos incentivos aos genéricos». Ordem dos Farmacêuticos. Consultado em 15 de junho de 2021 
  39. Suspiro, Ana. «Outros poderes. A radiografia à Associação Nacional de Farmácias». Observador. Consultado em 16 de junho de 2021 
  40. «Paulo Cleto Duarte: "É muito mais o simbolismo do momento do que aquilo que vamos fazer"». Netfarma. 27 de maio de 2020. Consultado em 16 de junho de 2021 
  41. Portugal, Rádio e Televisão de. «Conversa Capital com Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias». Conversa Capital com Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias. Consultado em 16 de junho de 2021 
  42. «ANF apoia controlo de preços nas farmácias». Netfarma. 17 de abril de 2020. Consultado em 16 de junho de 2021 
  43. «Prémios Almofariz 2015 - Paulo Cleto Duarte: «Sou o rosto das 20 mil pessoas que trabalham nas farmácias»». Netfarma. 5 de junho de 2015. Consultado em 16 de junho de 2021 
  44. «Presidente da ANF recebe Prémio Kaizen». www.revistasauda.pt. Consultado em 16 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]