Paulo Rehder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Rehder
Nome completo Paulo Eduardo Olynto Rehder
Nascimento 14 de junho de 1940
Mococa, SP, Brasil
Morte 26 de abril de 1990 (49 anos)
Mococa, SP, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação jornalista e escritor

Paulo Rehder (Mococa, 14 de junho de 1940 — Mococa, 26 de abril de 1990), foi um escritor e jornalista que atuou na imprensa brasileira entre as décadas de 1960 e 1990.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira jornalística no jornal O Estado de S.Paulo, em 1961, na função de repórter. Vai para o Rio de Janeiro para trabalhar na redação do Jornal do Brasil em 1963. Na Revista Manchete ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, ainda nesta publicação Rehder foi chefe de reportagem, editor de pesquisa e reporter-especial.

Tendo-se especializado na cobertura de economia e finanças, Rehder escreveria sobre o assunto para os jornais O Globo, Correio da Manhã, Monitor Mercantil, Jornal do Commercio e Folha de S.Paulo.

Foi responsável pela coluna sindical dos periódicos Jornal do Brasil e Ultima Hora. Foi preso por motivações políticas em 1969, após ser libertado deixa a cidade do Rio de Janeiro para tornar-se chefe de reportagem e editor do Jornal de Brasília.

Tornaria-se assessor de imprensa do ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Veloso, do governo do presidente Emílio Garrastazu Médici; também assessoria Karlos Heinz Rischbieter, ministro da Fazenda do presidente João Figueiredo

Em 1980 torna-se chefe da assessoria de comunicação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) para a qual edita a revista especializada em economia intitulada "Bolsa". Também foi funcionário do Instituto Brasileiro do Café.

Voltaria para sua cidade natal, Mococa, em 1990, onde cria o semanário Café com Leite

Como escritor publicaria diferentes obras tais como os ficcionais Até o Último Gole e O Charme do Sucesso; o os de não-ficção Sucessão Em Tempo de Ditadura, Bolsa do Rio - 140 Anos, Privatização: Mercado de capitais e Democracia; entre outros.

Referências

  1. «Justificativa de propositura de projeto de lei» (PDF). Câmara Municipal de São Paulo. 1995. Consultado em 26 de abril de 2021 
  2. Enciclopédia Barsa. São Paulo: Planeta Internacional. 1991. p. 375. ISBN 85-7026-445-3