Peró (Cabo Frio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabo Frio
  Município do Brasil  
Vista de Cabo Frio
Vista de Cabo Frio
Vista de Cabo Frio
Símbolos
Bandeira de Cabo Frio
Bandeira
Brasão de armas de Cabo Frio
Brasão de armas
Hino
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Cabo Frio no Rio de Janeiro
Localização de Cabo Frio no Rio de Janeiro
Localização de Cabo Frio no Rio de Janeiro
Cabo Frio está localizado em: Brasil
Cabo Frio
Localização de Cabo Frio no Brasil
Mapa
Mapa de Cabo Frio
Coordenadas 22° 52' 44" S 42° 01' 08" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim
Distância até a capital 155 km
História
Fundação 13 de novembro de 1615 (408 anos)
Administração
Prefeito(a) Marquinho Mendes (PMDB)
Características geográficas
Área total [1] 400,693 km²
População total (Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2012[2]) 195 197 hab.
Densidade 487,1 hab./km²
Clima Tropical (Aw)
Altitude 4 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/2000[3]) 0,804 muito alto
 • Posição RJ: 11º
PIB (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010[4]) R$ 6 551 707,000 mil
 • Posição BR: 87º
PIB per capita (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010[4]) R$ 35 181,29

Peró é um bairro de Cabo Frio.

Muito embora esteja um pouco afastado do centro da cidade (cerca de cinco quilômetros), o acesso ao bairro é fácil e de boas condições. O bairro possui boa pavimentação e serviço de limpeza pública.

Belezas Naturais[editar | editar código-fonte]

O Peró conta com belezas naturais únicas de duas principais praias, duas montanhas (com trilhas) a beira mar, dunas e uma reserva ecológica.

As duas praias são a Praia do Peró e a Praia das Conchas. A Praia do Peró é a praia mais limpa de Cabo-frio e conta com muitos hotéis e em breve um ressorte a beira mar. Esta praia também conta com muitos quiosques na orla. A Praia das Conchas é uma pequena praia que fica a direta da Praia do Peró, entre duas montanhas rochosas. Se pode chegar andando ou de carro a praia das conchas.

As Dunas do Peró é localizada logo a frente da Praia do Peró, a direita da área construída do bairro. Recomendada para a prática de iniciantes em sandboard.

A reserva Ecológica é extensa e cerca o bairro. Contando com uma riqueza de pássaros e pequenos animais.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Estão localizadas neste bairro as praias mais visitadas de Cabo Frio, depois da Praia do Forte. São elas:

O termo "Peró" significa em Tupi (língua dos índios Tamoios) "gente desalmada". Este nome foi dado pelos índios aos portugueses por causa dos diversos conflitos sangrentos ocorridos no século XVI entre eles.

Para Navarro (1998),[5] tal termo origina-se do fato de ter sido muito comum o nome Pero em entre os portugueses do século XVI (Ex. Pero Vaz de Caminha, Pero de Magalhães Gândavo, etc.). Dessa forma, o nome próprio tornou-se nome comum.

Trata-se de mais um bairro de Cabo Frio com características de veraneio, o que faz com que tenha uma alta variação no número de visitantes, sendo o verão o período de maior frequência.

O bairro dispõem de uma infraestrutura de hotéis, pousadas e hostels muito robusta. Sendo uma ótima opção para viagem.

Por causa da beleza do local, está sendo planejada a construção de um luxuoso resort (Village Praia do Peró, do Club Med) na Reserva do Peró. O empreendimento tem causado polêmica na cidade e divido grupos contra e a favor do mesmo.

Surf[editar | editar código-fonte]

O surf na região é praticado na Praia do Peró, pois na Praia das Conchas quase não tem onda, sendo boa para recreação.

No geral as ondas na praia são pequenas, mas dependendo das condições do mar as ondas da praia podem chegar a mais de dois metros.

SandBoard nas Dunas do Peró[editar | editar código-fonte]

"O sandboard não destrói a vegetação. Existem os pontos procurados para realizar as descidas . Nas dunas móveis, existem o flanco dorsal ( parte de trás da duna ) e o flanco frontal ( parte da frente chamada no esporte como face deslizante ) - nestas partes deslizantes, durante a descida, o praticante busca a parte totalmente lisa e sem obstáculos para que a prancha desenvolva 100% - a vegetação acaba sendo um obstáculo que impede esse desenvolvimento. A busca e a consideração dos atletas de SandBoard pela natureza é um dos principais motivos do esporte. O SandBoard é totalmente voltado à preservação e à consciência ecológica, sendo estes conceitos também trabalhados na prática deste esporte", Rafael Marendino/Professor de SandBoard.

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

A gastronomia no bairro é muito rica, contando com uma concentração de restaurantes no Shopping do Peró que fica na esquina da avenida dos pescadores. Neste shopping se pode encontrar uma diversidade em cardápios de frutos do mar, além de pizzarias, bares e restaurantes em geral muito bem recomendados.

Neste bairro você encontra peixes frescos a venda por toda parte, e uma diversidade de frutos do mar.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de número cinco (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2012» (PDF). Censo Populacional 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 1 de julho de 2012. Consultado em 1 de julho de 2012 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2000. Consultado em 23 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2010» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 1 de maio de 2013 
  5. Navarro, Eduardo de Almeida (1998). Método Moderno de Tupi Antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. A lingua do Brasil nos primeiros séculos 2ª ed. Petrópolis: Vozes. p. 2. ISBN 85-326-1953-3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]