Pioneer (empresa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pioneer
Pioneer logo.svg
Slogan sound.vision.soul
Fundação Tóquio (1938)
Sede Tóquio, Japão
Pessoas-chave Nozomu Matsumoto: Fundador ;
Empregados 24.765 (2012)[1]
Produtos Eletrônicos
Faturamento Aumento US$ 9,9 bilhões (2007)
Página oficial Website da Pioneer

A Pioneer é uma empresa de produtos eletrônicos, fundada por Nozomu Matsumoto, em 1938. Produz vários tipos de produtos, como alto-falantes, CD players, DVD players, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1937, o fundador da Pioneer, Nozomu Matsumoto, desenvolveu com sucesso o alto-falante dinâmico chamado de A-8. Um ano depois, a precursora da Pioneer, chamada de Fukuin Shokai Denki Seisakusho, foi fundada em Tóquio, Japão. Somente em 1961, o nome da companhia passou a ser Pioneer Electronic Corporation. No ano seguinte, ela introduziu o primeiro sistema estéreo separado do mundo.

Em 1975, a empresa lançou o primeiro car stereo por componente do mundo. Dois anos depois, introduziu o primeiro sistema de TV a cabo bidirecional acessível nos Estados Unidos. Em 1979, a Pioneer introduziu o LD player de uso industrial. O Karaokê LD para uso comerciável foi lançado três anos depois, bem como o CD player. Em 1984, introduziu a primeira combinação de LD player compatível com Cds e Lds do mundo.

Na década de 1990, introduziu o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em CD do mundo; o primeiro changer 4X CD-ROM; o DVD/CD player; o primeiro DVD/LD/CD player compatível para uso doméstico; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD do mundo; o primeiro drive gravador de DVD do mundo; o primeiro som automotivo para carros equipado com OEL do mundo; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD que incorpora um disco de DVD 8.5 GB; e lança um novo logotipo. No fim da década, introduziu o primeiro gravador de DVD compatível com o formato DVD/RW do mundo.

Em 2001, lançou o sistema de navegação GPS para carros baseado em HDD e lança o slogan da marca global "sound.vision.soul". No ano seguinte, introduziu um gravador de DVD com disco rígido. Em 2003, a venda total de drives gravadores de DVD para uso em PC superou os 5 milhões de unidades. Em 2004, introduziu o primeiro DVD player para uso profissional do mundo, para DJ e VJ, aquisição da divisão de Plasma da empresa NEC é completada e se torna Pionner Plasma Display.

Referências[editar | editar código-fonte]