Orient (relógio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um relógio mecânico Orient

The Orient Watch Company, Limited (オリエント時計株式会社, Oriento Tokei Kabushikigaisha?) é uma companhia japonesa dedicada à produção de relógios. É subsidiária da Seiko Epson Corporation desde 2001 e subsidiária independente desde 2009.[1] A companhia produz relógios de quartzo e mecânicos, mas concentra seus esforços de marketing com 55% de suas vendas internacionais com relógios mecânicos.

A companhia foi fundada em Tóquio em julho de 1950; suas raízes no entanto remontam a 1901, quando Shogoro Yoshida abriu uma relojoaria em Ueno. Em sua história de 60 anos, a companhia contribuiu com diversos avanços tecnológicos na eficiência relojoeira.

O Brasil foi o 1º país a ter uma montadora de Relógios Orient fora do seu país de origem. A partir daí, a grife se tornou a maior fabricante de relógios automáticos do país e uma das marcas mais lembradas pelos brasileiros, o que acabou rendendo várias premiações do Top of Mind (pesquisa popular sobre marcas realizada anualmente). Por este motivo muitas pessoas acreditavam que a marca era brasileira, tamanha a sua popularidade. Na região nordeste, principalmente no interior, é muito comum ver os relógios automáticos Orient 3 estrelas no pulso dos mais velhos, e dos trabalhadores do campo. Antes de fazer parte do mesmo conglomerado, seu maior concorrente na área dos automáticos era o modelo "Seiko 5", também conhecido por sua qualidade e popularidade e é um dos relógios mais comercializados na internet, por exemplo.

Em meados 1960, a Orient Relógios lançou os modelos automáticos. Tradicionais e caros, esses relógios de pulso são fabricados quase artesanalmente o que encarece um pouco a peça. Com funcionamento a base de molas, atualmente, a Orient Relógios oferece 5 linhas de relógios de pulso automáticos.

A primeira fábrica fora do país de origem, isto é, do Japão, foi inaugurada em 1978 em Manaus, no Brasil, com funcionários treinados no Japão.

Nessa época, foi lançado os relógios de quartzo. Mais precisos e estáveis, eles são mais baratos e utilizam bateria. Analógico, digital ou analógico-digital.

Referências

  1. História da companhia (em japonês). Acessado em 3 de setembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]