Relógio de pulso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Watch Bentime 01.png

O relógio de pulso é um relógio especialmente adaptado para se usar no punho.

O primeiro modelo que se conhece foi feito cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.[1]

A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura.

No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, (muitas vezes erroneamente considerado como o inventor do objeto) por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro [2] num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua colecção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont.[3] Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas.[3] [4]

Tipos de relógio de pulso[editar | editar código-fonte]

Relógios de quartzo[editar | editar código-fonte]

Relógios de quartzo, o tipo mais comum de relógios, oferecem precisão e estabilidade. Uma pequena peça de quartzo oscila a 32.768 vibrações por segundo para garantir a precisão do tempo, que explica o facto destes relógios perderem apenas 10 segundos por mês. E mais, os relógios de quartzo não exigem corda e precisa apenas trocar a bateria uma vez a cada um ou dois anos. Estes relógios têm vários estilos diferentes: analógico, digital e analógico-digital.

Relógios Mecânicos[editar | editar código-fonte]

Os relógios mecânicos mais tradicionais e normalmente mais caros do que os de quartzo devido à habilidade e ao custo do trabalho exigidos para se criar uma peça complexa. Estes dependem de uma mola (a mola principal) para oferecer a energia ao oscilador (quase sempre uma roda chamada de "roda de balanço") conforme gira. A roda oscila a cerca de 28.000 por hora, o que significa que o relógio pode perder vários segundos num mesmo mês.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Relógios com calendário: Relógios com a data. Mostram a data e o dia da semana. Relógios com calendário completo mostram a data, dia da semana e mês.

Relógios com cronógrafo: O cronógrafo age como um medidor do tempo passado. Os cronógrafos podem vir com frações de segundos para medir dois tempos separados simultaneamente ou consecutivamente.

Relógios com taquímetro: As escalas de taquímetro, localizadas ao redor do aro de um relógio, medem a média de velocidade calculando o tempo e distância. São usados junto com o cronómetro.

Relógios com as fases da lua: Relógios com mostradores das fases da Lua indicam as fases da lua com uma imagem num giro rotativo.

Relógios com toubillions: Alguns relógios mecânicos possuem tourbillions, pequenos mecanismos que ajudam a eliminar possíveis erros de medição.

Relógios à prova d´água: Normalmente descrito no mostrador ou caixa, um relógio a prova d´água é medido em pés, metros ou atmosferas. Relógios que são resistentes à água a 30 metros são à prova de espirros de água. Resistência de até 50 metros indica que pode usá-lo no chuveiro. Uma resistência de até 100 metros indica que pode usar o relógio na piscina. Relógios com uma resistência acima de 200 metros podem ser usados em mergulho.

Relógios GMT: Os relógios com função GMT indicam as horas em diferentes fusos-horários. Pode escolher o nome de uma cidade importante num determinado fuso para ver as horas naquela região.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Breguet au Louvre - Un apogée de l’horlogerie européenne
  2. [1]
  3. a b Medeiros, Alexandre (2006), Santos Dumont e a Fisica do Cotidiano, Editora Editora Livraria da Fisica, p. 116, ISBN 9788588325715 
  4. Hoffman, Paul. ASAS DA LOUCURA / SANTOS-DUMONT. [S.l.: s.n.].