Relógio de pulso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Watch Bentime 01.png

O relógio de pulso é um relógio pequeno destinado a ser transportado ou usado por uma pessoa, de modo a tornar as horas imediatamente e facilmente disponíveis.

Tipos de relógio[editar | editar código-fonte]

Relógios de quartzo[editar | editar código-fonte]

Relógios de quartzo, o tipo mais comum de relógios, oferecem precisão e estabilidade. Uma pequena peça de quartzo oscila a 32.768 vibrações por segundo para garantir a precisão do tempo, que explica o facto destes relógios perderem apenas 10 segundos por mês. E mais, os relógios de quartzo não exigem corda e precisa apenas trocar a bateria uma vez a cada um ou dois anos. Estes relógios têm vários estilos diferentes: analógico, digital e analógico-digital.

Relógios Mecânicos[editar | editar código-fonte]

Os relógios mecânicos mais tradicionais e normalmente mais caros do que os de quartzo devido à habilidade e ao custo do trabalho exigidos para se criar uma peça complexa. Estes dependem de uma mola (a mola principal) para oferecer a energia ao oscilador (quase sempre uma roda chamada de "roda de balanço") conforme gira. A roda oscila a cerca de 28.000 por hora, o que significa que o relógio pode perder vários segundos num mesmo mês.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Relógios com calendário: Relógios com a data. Mostram a data e o dia da semana. Relógios com calendário completo mostram a data, dia da semana e mês.

Relógios com cronógrafo: O cronógrafo age como um medidor do tempo passado. Os cronógrafos podem vir com frações de segundos para medir dois tempos separados simultaneamente ou consecutivamente.

Relógios com taquímetro: As escalas de taquímetro, localizadas ao redor do aro de um relógio, medem a média de velocidade calculando o tempo e distância. São usados junto com o cronómetro.

Relógios com as fases da lua: Relógios com mostradores das fases da Lua indicam as fases da lua com uma imagem num giro rotativo.

Relógios com toubillions: Alguns relógios mecânicos possuem tourbillions, pequenos mecanismos que ajudam a eliminar possíveis erros de medição.

Relógios à prova d´água: Normalmente descrito no mostrador ou caixa, um relógio a prova d´água é medido em pés, metros ou atmosferas. Relógios que são resistentes à água a 30 metros são à prova de espirros de água. Resistência de até 50 metros indica que pode usá-lo no chuveiro. Uma resistência de até 100 metros indica que pode usar o relógio na piscina. Relógios com uma resistência acima de 200 metros podem ser usados em mergulho.

Relógios GMT: Os relógios com função GMT indicam as horas em diferentes fusos-horários. Pode escolher o nome de uma cidade importante num determinado fuso para ver as horas naquela região.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.