Ponte sobre o Rio Oiapoque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte sobre o Rio Oiapoque
Arquitetura e construção
Início da construção 2008
Término da construção 2011
Data de abertura sem previsão
Comprimento total 378
Geografia
Via 2 vias
início da BR-156 no Brasil e da Route nationale 2 na Guiana Francesa
Cruza Rio Oiapoque
Localização Oiapoque,  Brasil - São Jorge do Oiapoque,  França
Coordenadas 03° 53′ N 051° 48′ W

A ponte sobre o Rio Oiapoque é uma ponte estaiada que liga a localidade de São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa, e o município de Oiapoque no Amapá, Brasil.

Apesar de haver planos para construir a ponte que remontam a 1997, foi apenas depois de dez anos de projeto e tratativas que foi revelado o início da construção de uma ligação entre a França e o Brasil pelos mandatários dos dois países, Nicolas Sarkozy e Luís Inácio Lula da Silva, em 14 de fevereiro de 2008.

A construção da ponte foi concluída em agosto de 2011, mas foram necessários mais de dois anos para que o tráfego pela ponte fosse liberado no fim de dezembro de 2013. Todavia, a ponte ainda não foi oficialmente inaugurada e o posto de aduana brasileiro é uma construção improvisada. A ponte só será inaugurada após a construção do prédio da aduana brasileira, obra que após sucessivas promessas da administração pública nunca foi iniciada e não há data prevista segundo o governo do estado do Amapá[1] .

Do lado francês, toda a estrutura viárias e aduaneira está pronta desde o fim de 2011[2] [3] .

Esta é a primeira ligação terrestre na Fronteira Brasil-França,[4] fazendo com que se possa ir de Caiena a Macapá trafegando em estradas pavimentadas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. G1 Amapá. Pronta há 3 anos, ponte entre Brasil e Guiana ainda não foi inaugurada 13 de janeiro de 2015. Visitado em 26 de fevereiro de 2015.
  2. CBN Foz (28 de dezembro de 2013). No AP, posto improvisado fica pronto e ponte binacional é liberada. Visitado em 26 de janeiro de 2014.
  3. Portal G1. No AP, posto improvisado fica pronto e ponte binacional é liberada. Visitado em 26 de janeiro de 2014.
  4. Reunião sobre Questões Migratórias Brasil-França

Ligações externas[editar | editar código-fonte]