Portal:Governador Valadares/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Governador Valadares
Bandeira de Governador Valadares

Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana.

O povoamento foi iniciado entre os séculos XVIII e XIX, com a instalação de quarteis destinados a vigiar ataques dos índios Botocudos contra colonos e comerciantes que navegavam pelo rio Doce. Com a locação da EFVM, por volta de 1907, houve a consolidação do povoado, cuja localização próxima de produtores de café e extração de madeira favoreceu o desenvolvimento comercial e o crescimento populacional. Dessa forma, o município foi emancipado de Peçanha em 1938. Nas décadas seguintes a extração de mica e pedras preciosas e a pecuária geraram períodos de forte crescimento populacional.

A atividade comercial constitui a principal fonte de renda gerada na cidade, juntamente com a agroindústria, porém um relevante giro de capital se deve à renda enviada por emigrantes que rumaram a outros países, sobretudo os Estados Unidos. O município é banhado pelo rio Doce e tem como importante marco natural o Pico da Ibituruna, o qual pode ser avistado de quase toda a cidade e oferece a oportunidade de escaladas e saltos de voo livre, inclusive campeonatos nacionais e internacionais dessa modalidade.

Saiba mais...