Oriente Próximo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Próximo Oriente)
Ir para: navegação, pesquisa

O Oriente Próximo ou Próximo Oriente é uma região geográfica que abrange diferentes países para Arqueólogos e Historiadores, de um lado, e para cientistas políticos, economistas e jornalistas, de outro. O termo foi aplicado originalmente para os Estados dos Bálcãs no Leste Europeu, mas hoje em dia normalmente descreve os países do Sudoeste Asiático entre o Mar Mediterrâneo e o Irã, especialmente em contextos históricos.

O termo, como é usado pelos arqueólogos, geógrafos e historiadores ocidentais, refere-se à região que engloba a Anatólia (a porção asiática da Turquia moderna), o Levante (Síria, Líbano, Jordânia, Chipre, Israel e territórios Palestinos), Mesopotâmia (Iraque) e, ocasionalmente, Transcaucásia (Georgia, Armênia e Azerbaijão). Nos contextos políticos e jornalísticos modernos, esta região é normalmente considerada como compreendida no Oriente Médio, enquanto que os termos Oriente Próximo ou Sudoeste Asiático são preferíveis nos contextos arqueológicos, geográficos e históricos. O termo tem sido referido como eurocêntrico.

O Oriente Próximo, ou Próximo Oriente, compreende a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Síria, Líbano, Israel, Palestina e Iraque.

Origem[editar | editar código-fonte]

Habitantes do Oriente Próximo no século XIX

O termo Oriente Próximo entrou em uso nos anos de 1890, quando potências europeias se debateram com duas situações críticas no leste. A guerra Sino-Japonesa ocorrida no período de 1890-1895 no Extremo Oriente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.