República Socialista Soviética Estônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Eesti Nõukogude Sotsialistlik Vabariik
Flag of Estonian SSR.svg COA Estonian SSR.png
Bandeira da RSS da Estônia Escudo da RSS da Estônia
Lema:
Kõigi maade proletaarlased, ühinege
Estonian SSR map.svg
Língua oficial Estoniano e Russo De facto
Capital Tallinn
Presidente do Soviete Supremo Arnold Rüütel (no momento da independência)
Fez parte
da URSS:
 - Desde
 - Até
21 de julho de 1940

6 de agosto de 1940
20 de agosto de 1991
área
 - Total
 - % água
Décima terceira na URSS
45,226 km²
4.56%
População
 - Total (1989)
 - Densidade
Décima quinta (última) na URSS
1,565,662
31,6/km²
Moeda Rublo (rubla)
Fuso horário UTC + 3
Hino Hino da República Socialista Soviética da Estônia

A República Socialista Soviética da EstôniaPB ou EstóniaPE (RSS da Estônia, em estoniano: Eesti Nõukogude Sotsialistlik Vabariik, foi o nome dado em 21 de julho de 1940 ao estado criado durante a Segunda Guerra Mundial no território da antiga República da Estônia depois da ocupação das repúblicas bálticas pelo exército soviético em 17 de junho de 1940. A RSS da Estônia foi formalmente anexada à União Soviética em 6 de agosto de 1940, quando tornou-se a décima sexta república constituinte da URSS. Seu território foi conquistado pela Alemanha em 1941, depois sendo reconquistado pelos soviéticos em 1944.

Os Estados Unidos, o Reino Unido, a República Federal da Alemanha, e outras potências ocidentais consideraram a anexação da Estônia ilegal. Eles continuaram suas relações diplomáticas com representantes de independente República da Estônia, nunca reconhecendo a existência da RSS da Estônia, e nunca reconhecendo a Estônia como um constituinte legal da União Soviética.

A liderança da 'RSS da Estônia' renomeada como 'República da Estônia' em 8 de maio de 1990. Todos os laços legais com a União Soviética foram cortados em 20 de agosto de 1991, quando a Estônia oficialmente declarou a reconquista de sua independência, recebendo reconhecimento internacional nas semanas seguintes.

Em adição às perdas humanas e materiais durante a guerra, milhares de civis foram mortos e dezenas de milhares foram deportadas da Estônia pelas autoridades soviéticas até a morte de Joseph Stalin em 1953. O domínio soviético diminuiu significativamente o crescimento econômico da Estônia, porém em comparação com outras partes da URSS sua economia era melhor, e hoje a Estônia continua como o mais rico dos estados ex-soviéticos.

A RSS da Estónia era uma das três Repúblicas Bálticas, e a Estónia de hoje em dia é um estado independente, um dos três Países Bálticos.