Roberto de Sousa Causo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Roberto S. Causo
Roberto de Sousa Causo
Nacionalidade  Brasil
Data de nascimento 27 de Outubro de 1965 (49 anos) São Bernardo do Campo, São Paulo
Gênero(s) ficção científica, fantasia, horror
Ocupação escritor
Magnum opus Anjo de Dor, Terra Verde, O Par: Uma Novela Amazônica
Cônjuge Finisia Fideli

Roberto de Sousa Causo (São Bernardo do Campo, 27 de outubro de 1965) é um escritor e editor brasileiro de ficção científica, fantasia e horror. Nascido na Grande São Paulo, mudou-se com menos de um ano para Sumaré, no interior do estado, onde cresceu. Casou-se com a também escritora de ficção científica Finisia Fideli em 1991.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Causo foi atendente de biblioteca, ilustrador editorial e publicitário (free-lancer), antes de publicar profissionalmente o seu primeiro trabalho, o conto "A Última Chance" (1989), na revista semiprofissional francesa Antarès—Science fiction et fantastique sans frontières.

Desde então tem publicado profissionalmente pelo menos uma história por ano. Teve contos impressos em publicações tão distintas quanto Playboy, Isaac Asimov Magazine (editada no Brasil pela Editora Record), Cult: Revista Brasileira de Cultura, Ficções: Revista de Contos, Rascunho: O Jornal de Literatura do Brasil, Dragão Brasil e Quark.

Seus contos apareceram em revistas e livros na Argentina, Brasil, Canadá, China, Finlândia, França, Grécia, Portugal (com A Dança das Sombras, seu primeiro livro de contos), República Tcheca e Rússia. Foi um dos classificados no Prêmio Jerônimo Monteiro, da Isaac Asimov Magazine, e no III Festival Universitário de Literatura, com a novela de ficção científica Terra Verde; foi o ganhador do Projeto Nascente 11 (promovido pela Pró-Reitoria de Cultura da USP; 2001) na categoria Melhor Texto, com a O Par: Uma Novela Amazônica, publicada em 2008 pela Associação Editorial Humanitas, da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo.

Desde 2005 mantém coluna semanal sobre ficção científica e fantasia no Terra Magazine [1], a revista eletrônica criada pelo jornalista Bob Fernandes para o Portal Terra. Anteriormente, teve colunas sobre FC e fantasia nas revistas Perry Rhodan (versão nacional, da SSPG editora de Belo Horizonte) e Livro Aberto (de julho de 2000 a março de 2001).

Também colaborou com artigos e resenhas em jornais e revistas, do Brasil e do exterior, como o extinto "Caderno de Sábado" do Jornal da Tarde, o "Fim de Semana" do jornal Gazeta Mercantil, "Mais!" do jornal Folha de São Paulo, o Jornal de Letras e o D. O. Leitura, as revistas Cult, Palavra, Ciência Hoje, Isaac Asimov Magazine, Quark, Science Fiction Studies, Extrapolation, Antarès, Crop (do Departamento de Inglês da FFLCH/USP), etc.

Causo também exerceu e exerce atividades editoriais relacionadas à ficção científica e fantasia no Brasil:

  • Organização de Dinossauria Tropicalia, antologia temática de ficção científica, com contos, um poema e um ensaio sobre o tema "dinossauros", com participações de Finisia Fideli, Miguel Carqueija, Daniel Fresnot, Ricardo Teixeira, Pereira Lima, Leonardo Nahoumm, Cesar R. T. Silva, Gerson Lodi-Ribeiro, Roberto de Sousa Causo e Jorge Luiz Calife. (Ficção Científica GRD N.º 18, Edições GRD, São Paulo-SP, 1994, 141 páginas.)
  • Editor assistente free-lancer das coleções Star Trek e Zenith, da Editora Aleph (São Paulo), em novembro de 1994, e a partir de abril de 1995, apenas da coleção Zenith, até janeiro de 1996.
  • Organização de Estranhos Contatos: Um Panorama da Ufologia em 15 Narrativas Extraordinárias, antologia com histórias, com participações de Nilson D. Martello, Rubens Teixeira Scavone, Charles Sheffield, Carlos Orsi Martinho, Philip K. Dick, Cid Fernandez, Anna Creuza Zacharias, Marien Calixte, Daniel Munduruku, Arlan Andrews, Sr., Roberto de Sousa Causo, Ataíde Tartari, Thomas M. Disch, Ivan Carlos Regina, e Finisia Fideli. Caioá Editora, dezembro de 1998, São Paulo, 245 páginas.
  • Organização da Coleção Império Ficção Científica e Fantasia, para a M&C Editora (São Paulo-SP), de agosto de 1998 a janeiro de 1999. Três volumes.
  • Editor de ficção da revista Quark, publicada por Marcelo Baldini, do número 8 até o 10, de agosto de 2001 a dezembro de 2001.
  • Editor de contos da revista Perry Rhodan, a partir do Ciclo “Afilia” volume 1, outubro de 2003.
  • Coordenador editorial do selo "Pulsar" da Devir Livraria, de São Paulo, a partir de novembro de 2006.
  • Organização de Histórias de Ficção Científica, antologia com histórias de André Carneiro, Arthur C. Clarke, Bruce Sterling, Edgar Allan Poe, Eduardo Goligorsky, H. G. Wells, Isaac Asimov, Jean-Louis Trudel, Jorge Luiz Calife, Miguel de Unamuno, Millôr Fernandes e Rubens Teixeira Scavone. Editora Ática, 2005, São Paulo.
  • Organização de Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, antologia com histórias de Machado de Assis, Gastão Cruls, Domingos Carvalho da Silva, André Carneiro, Levy Menezes, Rubens Teixeira Scavone, Finisia Fideli, Jorge Luiz Calife, Roberto de Sousa Causo e Ricardo Teixeira. Devir Livraria, 2008, São Paulo. Esta última antologia atraiu substancial atenção da imprensa brasileira, tendo sido resenhada pelos críticos Manuel da Costa Pinto e Flávio Carneiro respectivamente nos jornais A Folha de S. Paulo e O Globo, além de várias outras resenhas, menções e críticas em jornais de capitais brasileiras.
  • Organização de Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras, antologia com histórias de Lima Barreto, Berilo Neves, Afonso Schmidt, André Carneiro, Domingos Carvalho da Silva, Jerônymo Monteiro, Rubens Teixeira Scavone, Lygia Fagundes Telles, Marien Calixte, Jorge Luiz Calife, Braulio Tavares, Ivan Carlos Regina, Cid Fernandez, e Leonardo Nahoum. Devir Livraria, 2009, São Paulo.
  • Organização de Rumo à Fantasia, antologia com histórias de Orson Scott Card, Ursula K. Le Guin, Bruce Sterling, Ambrose Bierce, Eça de Queiroz, Braulio Tavares, Daniel Fresnot, Gian Danton, Jean-Louis Trudel, Rosana Rios, Cesar Silva e Anna Creusa Zacharias. Devir Livraria, 2008, São Paulo.
  • Organização de Contos Imediatos, antologia com histórias de Jorge Luiz Calife, Luiz Bras, Ataide Tartari, Tibor Moricz, Chico Pascoal, Ademir Pascale, Miguel Carqueija, Tatiana Alves, Mustafá Ali Kanso, Sidemar V. de Castro, João Batista Melo e André Carneiro. Terracota Editora, 2009, São Paulo.
  • Organização de As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica, antologia reunindo quatro histórias de Afonso Schmidt. André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone e Finisia Fideli. Devir Livraria, agosto de 2011, São Paulo.

O primeiro romance do autor chamou-se A Corrida do Rinoceronte (Devir, 2005), uma combinação de fantasia contemporânea e ficção científica. Roberto de Sousa Causo foi escolhido "Personalidade do Ano de 2004" pelos editores do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.

Séries[editar | editar código-fonte]

No século XXI, Causo tem se dedicado particularmente a três séries de histórias: "A Saga de Tajarê", de fantasia heróica; "Shiroma, Matadora Ciborgue", de ficção científica do tipo space opera; e "As Lições do Matador", de ficção científica do tipo space opera militar.

Chama "A Saga de Tajarê" de "borduna & feitiçaria", em contraste à "espada & feitiçaria" tradicional e em alusão ao seu projeto de fusão de folclore indígena[1] e geografia nacional, aos temas e leitmotifs da fantasia heróica dos países anglo-americanos. As duas primeiras histórias da série, "A Sombra dos Homens" e "Sangue no Grande Rio" apareceram na revista de RPG Dragão Brasil números 5 e 20, respectivamente, e mais tarde, com o conto "A Bênção das Águas" e a novela "Sangue no Grande Rio", no fix-up de histórias A Sombra dos Homens (2004). A série teve prosseguimento com a noveleta "A Travessia", publicada em Duplo Fantasia Heroica: O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara/A Travessia (com Christopher Kastensmidt), e "Encontros de Sangue", em Duplo Fantasia Heroica 2: A Batalha Temerária Contra o Capelobo/Encontros de Sangue (com Christopher Kastensmidt).

A série "Shiroma, Matadora Ciborgue" é protagonizada por Bella Nunes (codinome Shiroma), uma assassina relutante. As histórias apareceram no Projeto Portal de revistas semestrais editadas por Nelson de Oliveira, de 2008 a 2010 — seis contos publicados no total, como parte dessa iniciativa. A série partilha do mesmo cenário que "As Lições do Matador", planejada série protagonizada pelo herói espacial Jonas Peregrino. A primeira história de "As Lições do Matador" foi a noveleta "Descida no Maelström" (2009), com elementos de ficção científica hard, seguida por "Trunfo de Campanha" (2011) e "A Alma de um Mundo" (2012). Em 2013 publica a noveleta "Tengu e os Assassinos" e o romance curto Glória Sombria: A Primeira Missão do Matador.

Horror[editar | editar código-fonte]

Causo foi altamente influenciado pela série de televisão Além da Imaginação (1959-1964), criada por Rod Serling, com episódios que frequentemente combinavam fantasia, ficção científica e horror, em situações contemporâneas. A influência se estende aos escritores dessa série, Richard Matheson, Charles Beaumont, Ray Bradbury e o próprio Rod Serling. Em 1990, Causo descobriu Stephen King, o autor mais influente sobre a sua literatura de horror e dark fantasy. A maior parte das suas histórias nessa linha estão reunidas na coletânea A Dança das Sombras (1999), também com histórias de ficção científica, publicada em Portugal na coleção Caminho Ficção Científica (N.º 189). Publicou o romance de dark suspense Anjo de Dor (2009).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ficção Curta[editar | editar código-fonte]

  • "A Última Chance". Antarès — Science Fiction et Fantastic sans Frontieres N.° 34. Associacion Antarès, Chemin Calabro (França), 1989. Conto.
  • "Duelo Neural". Os Guerreiros de Jobah — Um Mundo de Aventuras N.° 1, ICEA, Campinas-SP, 1990. Conto.

"Duelo Neural". OMNIA N.° 34, setembro de 1991, MFCR, Sociedade de Estudos e Publicações, Lisboa (Portugal). "Duelo Neural". Publicado como "Duel Neuronique". Antarès — Science Fiction sans Frontieres N.° 45. Associacion Antarès, Chemin Calabro (França), 1994.

  • "Patrulha para o Desconhecido". Isaac Asimov Magazine N.° 14, Editora Record, Rio de Janeiro-RJ, 1991. Texto Terceiro Colocado no Prêmio Jerônimo Monteiro. Noveleta.
  • "Infiltrado". Rio Arte & Literatura, dezembro de 1991, Rio de Janeiro-RJ, 1992. Conto.

"Infiltrado". Dragão Brasil N.° 4, Editora Trama, São Paulo-SP, janeiro de 1995. "Infiltrado". in A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. "Infiltrado". Terra Magazine, 19 de abril de 2008, [2]

  • "Capacetes Azuis, Verdes e Amarelos". Antologia Tríplice Universo, Ficção Científica GRD N.° 14, Edições GRD, São Paulo-SP, 1993. Conto.

"Capacetes Azuis, Verdes e Amarelos". Antologia O Atlântico Tem Duas Margens: Antologia da Novíssima Ficção Científica Portuguesa e Brasileira, José Manuel Morais, ed., Caminho Ficção Científica N.° 155, Caminho Editorial, Lisboa (Portugal), 1993.

  • "O Bêbado-de-Pancada". Publicado como "A Moça que Veio Depois do Último Round". Playboy de abril de 1994, N.° 255, Editora Abril, São Paulo-SP. Conto.

"O Bêbado-de-Pancada". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999.

  • "O Mar da Dança do Sol". In Dinossauria Tropicalia, Roberto de Sousa Causo, ed., Ficção Científica GRD N.° 18, Edições GRD, São Paulo-SP, 1994. Conto.
  • "Save the Wolves". In ConAdian Souvenir Book, 52a. Convenção Mundial de Ficção Científica, Conadian A, Inc., Winnipeg (Canadá), 1994. Conto.
  • "A Sombra dos Homens". Dragão Brasil N.° 5, Editora Trama, São Paulo-SP, fevereiro de 1995. Conto.

"A Sombra dos Homens". In A Sombra dos Homens, Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir, maio de 2004. Prefácio de Braulio Tavares. Capa de Lourenço Mutarelli. Ilustrações internas de R. S. Causo.

  • "Tekoa". Só Aventuras N.° 1, Editora Trama, São Paulo-SP, março de 1995. Conto.
  • "Trilhas Cruzadas". Dragão Brasil N.° 10, Editora Trama, São Paulo-SP, agosto de 1995. Conto.
  • "História de Amores e Retribuições". Best View N.° 6, FC Editora, Rio de Janeiro-RJ, agosto de 1995. Conto.

"História de Amores e Retribuições". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. "História de Amores e Retribuições". Publicado como "Conte d’amour et de châtiment". Ténèbres: Fantastique, Dark Fantasy & Suspense N.° 8, outubro, novembro e dezembro de 1999. Nancy: França, Lueurs Mortes (com a ajuda do Centre National du Livre). "História de Amores e Retribuições" Publicado como "MIA IΣTOPIA EPΩTA KAI EKΔIKHΣHΣ". Eleftherotypia – "9" N.º 237, de 26 de Janeiro de 2005. Atenas, Grécia: Tegopoulos Editions S.A.

  • "A Mulher". Neo-Interativa (revista em CD-ROM) N.° 7, Nova Mídia Editorial, São Paulo, dezembro de 1995. Conto.

"A Mulher". In Como Era Gostosa a minha Alienígena! Antologia de Contos Eróticos Fantásticos, Gerson Lodi-Ribeiro, ed. São Caetano do Sul: Editora Ano Luz, primeira quinzena de fevereiro de 2003.

  • "Sangue no Grande Rio". Dragão Brasil N.° 20, Editora Trama, São Paulo, setembro de 1996. Conto.

"Sangue no Grande Rio". In A Sombra dos Homens, Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir, maio de 2004. Prefácio de Braulio Tavares. Capa de Lourenço Mutarelli. Ilustrações internas de R. S. Causo.

  • "A Vitória dos Minúsculos". Nossas Edições N.° 4, Editora Legmar, São Paulo, julho de 1997. Conto.

"A Vitória dos Minúsculos". Dragão Brasil N.° 38, Editora Trama, São Paulo, maio de 1998. "A Vitória dos Minúsculos". In A Dança das Sombras, coletânea de contos. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. "A Vitória dos Minúsculos". Terra Magazine, revista eletrônica do Portal Terra, 10 de novembro de 2007 [3]

  • "Terra de Lobos". Magma N.° 4. Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, 1997. Conto.

"Terra de Lobos". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999.

  • "Foo Fighters". Publicado com o título de "O Sequestro Misterioso". Science Fiction World N.° 137, setembro de 1997, Chengdu Sichuan, China. Conto.
  • "The Most Beautiful Woman in the World". Science Fiction World N.° 139, dezembro de 1997, Chengdu Sichuan, China. Conto.

"The Most Beautiful Woman in the World". Publicado em inglês e em português, como "A Mulher Mais Bela do Mundo". Fronteiras, António de Macedo, ed. Simetria – Associação Portuguesa de Ficção Científica, Cascais, Portugal, setembro de 1998. "A Mulher Mais Bela do Mundo". Publicado como "La muher más hermosa del mundo". Samizdat N.° 9. Buenos Aires, Argentina: Samizdat Ediciones. "A Mulher Mais Bela do Mundo". Publicado como 'La plus belle femme au monde". In Utopiae 2002, Bruno della Chiesa, ed. Nantes: Librairie l’Atalante, outubro de 2002. "A Mulher Mais Bela do Mundo", conto de ficção científica, como "H OMOPFOTEPH GYNAIKA TOY KOSMOY". Eleftherotypia – "9" N.° 168, de 24 de Setembro de 2003. Atenas, Grécia: Tegopoulos Editions S.A. Traduzido por George Goulas. "A Mulher Mais Bela do Mundo", conto de ficção científica. Na revista russa Esli N.º 132, Fevereiro de 2004. Moscou. "The Most Beautiful Woman in the World". Yawp N.º 2, revista dos alunos de Graduação da Área de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, FFLCH-USP, São Paulo, segundo semestre de 2006. "A Mulher Mais Bela do Mundo". In Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, Roberto de Sousa Causo, ed. São Paulo: Devir Livraria, fevereiro de 2008. “The Most Beautiful Woman in the World”. In InterNova: International Science Fiction, 5 de outubro de 2010, http://nova-sf.de/internova/?p=185#more-185

  • Vôo Sobre o Mar da Loucura. Coleção Império Volume 1, M&C Editora, agosto de 1998, São Paulo. Noveleta.

"Vôo Sobre o Mar da Loucura". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999.

  • "What Immortal Hand or Eye". Publicada como "Která dlan ci který zrak". Ikarie, agosto de 1998. República Checa. Conto.

"What Immortal Hand or Eye". Science Fiction World, segundo semestre de 1998. Chengdu Sichuan, China. "What Immortal Hand or Eye". Tähtivaeltaja N.° 3, segundo semestre de 1999. Helsinki: Finlândia, Hensinki Science Fiction Seura Ry.

  • "Os Fantasmas da Serra". In Estranhos Contatos: Um Panorama da Ufologia em 15 Narrativas Extraordinárias. Caioá Editora, dezembro de 1998, São Paulo. Conto.

"Os Fantasmas da Serra". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999.

  • "Encontro no Vigésimo Oitavo Andar". Publicado como "Encontro Imediato. In Encontro Imediato, sob o pseudônimo de "Ronaldo Sèmper Fidelis". M&C Editora, janeiro de 1999, São Paulo. Noveleta.

"Encontro no Vigésimo Oitavo Andar". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999.

  • A Deusa do Amor. Sob o pseudônimo de "Jeremias Moranu". Cristal Editora, fevereiro de 1999, São Paulo. Novela.
  • "O Beijo da Locomotiva". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. Conto.

"O Beijo da Locomotiva". In Cult N.° 28, novembro de 1999. São Paulo: Lemos Editorial. "O Beijo da Locomotiva". In Coleção Cult 2, CD-ROM vendido juntamente com Cult — Revista Brasileira de Literatura N.° 53, Lemos Editorial, dezembro de 2001.

  • "Trem de Consequências". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. Conto.
  • "Parada 93". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. Noveleta.

Parada 93. São Paulo: Editora Draco, Contos do Dragão, 1.ª edição digital, 20 de março de 2013, 1360 KB. Noveleta.

  • "Mistérios no Fim da História". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. Conto.
  • "Acenda uma Fogueira". In A Dança das Sombras, Roberto de Sousa Causo. Lisboa: Caminho Editorial, Caminho Ficção Científica N.º 189, julho de 1999. Conto.

"Acenda Uma Fogueira". Quark N.° 8, Volume 1. São Caetano do Sul: agosto de 2001, MB Editora, primeira quinzena de agosto de 2001.

  • Terra Verde. São Paulo: Editora Cone Sul/Xerox do Brasil, 21 de fevereiro de 2000. Uma das novelas classificadas no III Festival Universitário de Literatura.
  • "O Salvador da Pátria". In Phantastica Brasiliana: 500 Anos de Histórias Deste e Doutros Brasis, Gerson Lodi-Ribeiro & Carlos Orsi Martinho, eds. São Caetano do Sul: Grupo Pecas/Editora Ano-Luz, 17 de março de 2000. Conto.
  • "De Quatro no Espaço". Fruto Proibido N.° 4, abril/maio/junho de 2000. São Paulo: M&C Editora, segunda quinzena de abril de 2000. Conto.
  • "Pasta Z: O Caso Graciela". Quark N.° 4, Volume 1, Ano 1. São Caetano do Sul: MB Editora, primeira quinzena de março de 2001. Conto.
  • "A Memória da Espada". O Universo Fantástico de Tolkien N.° 6, Volume 1, Ano 1. Barueri-SP: Camargo & Moraes Editora, segunda quinzena de maio de 2002. Conto.
  • "Lágrimas de Mercúrio". Perry Rhodan Ciclo "Afilia" Vol. 1, episódio 700. Belo Horizonte: SSPG, outubro de 2003. Conto.
  • "O Bebedor de Almas". Publicado como "Le buveur d’âmes". Asphodale N.° 5, outubro de 2003. Laxou, França: Imaginaires Sans Frontières Éditions. Traduzido por Pedro Mota. Conto.

"O Bebedor de Almas”. In Rumo à Fantasia, Roberto de Sousa Causo, ed. São Paulo: Devir Livraria, 2008. Conto. "O Bebedor de Almas". In Crônicas de Espada e Feitiçaria, Cesar Alcázar, ed. Curitiba: Editora Arte & Letra, abril de 2013. Conto.

  • "Inércia, pois". Perry Rhodan Ciclo "Afilia" Vol. 9. Belo Horizonte: SSPG, março de 2004. Conto.

"Inércia, pois". Terra Magazine, 24 de outubro de 2009, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4059625-EI6622,00-Conto+Inercia+pois.html.

  • "A Bênção das Águas". In A Sombra dos Homens, Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir, maio de 2004. Prefácio de Braulio Tavares. Capa de Lourenço Mutarelli. Ilustrações internas de R. S. Causo. Conto.
  • "Olhos de Fogo". In A Sombra dos Homens, Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir, maio de 2004. Prefácio de Braulio Tavares. Capa de Lourenço Mutarelli. Ilustrações internas de R. S. Causo. Novela.
  • "O Asteróide da Cobiça". Perry Rhodan Ciclo "Afilia" Vol. 13. Belo Horizonte: SSPG, maio de 2004." Conto.

"O Asteróide da Cobiça" (expandido). Publicado como "Ο АΣΤΕΡΟΙΔΗΣ THΣ AΠΛΗΣTIAΣ". Eleftherotypia – "9" N.º 295, de 15 de Março de 2006. Atenas, Grécia: Tegopoulos Editions S.A.

  • "No Começo de Tudo". Perry Rhodan Ciclo "Afilia" Vol. 37. Belo Horizonte: SSPG, julho de 2005. Conto.

"No Começo de Tudo". Jovem Pam Ano 3, N.º 15. São Paulo: Editora Bregantini, julho de 2005.

  • "Tasmânia". Revista Pesquisa FAPESP N.º 118, Dezembro de 2005. São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Conto.

"Tasmânia". Terra Magazine, revista eletrônica do Portal Terra, 6 de novembro de 2010, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4775359-EI6622,00-Leia+o+conto+Tasmania+de+Roberto+de+Sousa+Causo.html

  • "Brasa 2000". Ficções: Revista de Contos, Ano VIII, N.º 15, Editora 7 Letras, julho de 2006. Conto.

"Brasa 2000". In Qubit: Antología de la nueva ciencia ficción latinoamericana, Raúl Aguiar, ed. La Habana: Casa de las Americas, 2011.

"Pelos Dentes da Baleia". In Ficção de Polpa Volume 3, Samir Machado de Machado, ed. Porto Alegre: Não Editora, maio de 2009.

"Mi casa, su casa". Revista Eleftherotypia – "9" N.º 454. Atenas, Grécia: Tegopoulos Editions S.A.

  • "A Parte que Faltava". Terra Magazine, revista eletrônica do Portal Terra, 6 de outubro de 2007 [4] Conto.
  • "O Preço da Utopia". Publicado como "El precio de la utopia" in Grageas: 100 cuentos breves de todo el mundo, Sergio Gault vel Hartman, ed. Conto.

Publicado como "Utopia Não É Igual para Todos". Terra Magazine, 8 de maio de 2010, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4420351-EI6622,00-Conto+defende+que+utopia+nao+e+igual+para+todos.html

  • "O Laboratório do Dr. Frankenstein". Terra Magazine, revista eletrônica do Portal Terra, 22 de dezembro de 2007 [5] e [6] Conto.
  • "Pelo Bosque, até o Lar". Rascunho: O Jornal de Literatura do Brasil N.º 97, maio de 2008, ano 9. Curitiba: Editora Letras & Livros. [7] Noveleta.
  • O Par: Uma Novela Amazônica. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, junho de 2008, 136 páginas. Capa de Vagner Vargas, introdução de Osvaldo Ceschin. Novela ganhadora do Projeto Nascente 11, 2001.
  • "Rosas Brancas". Revista Portal Solaris, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo: julho de 2008. Conto.

“Rosas Brancas”. In Terra Magazine, 4 de novembro de 2010, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4826039-EI6622,00-Conto+Rosas+Brancas.html

  • "Concha do Mar". Revista Portal Neuromancer, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo: dezembro de 2008. Conto.

"Concha do Mar". Terra Magazine, 12 de março de 2011, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4986438-EI6622,00-Conto+Concha+do+Mar.html

"O Novo Protótipo". Terra Magazine, 7 de maio de 2011, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5116481-EI6622,00-Conto+O+novo+prototipo.html

  • "O Plano de Robida: un voyage extraordinaire". In Steampunk: Histórias de um Passado Extraordinário, Gianpaolo Celli, ed. São Paulo: Tarja Editorial, 2009. Noveleta.
  • "Pelos Dentes da Baleia". In "Ficção de Polpa: vol. 3". Porto Alegre: Não Editora, 2009. Conto.
  • "Descida no Maelström". In Futuro Presente, Nelson de Oliveira, ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009. Noveleta.
  • "O Toque do Real: Óleo sobre Tela". In Imaginários Volume 1, Saint-Clair Stockler, Tibor Moricz & Eric Novello, eds. São Paulo: Editora Draco, 2009. Conto.
  • "Cheiro de Predador". Revista Portal Fundação, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo, 10 de dezembro de 2009. Conto.

"Cheiro de Predador". In Terra Magazine, 4 de fevereiro de 2012, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5594527-EI6622,00-Cheiro+de+predador.html.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3360490-EI6622,00-Continuacao+do+conto+iDejavui+O+Forte.html Conto. "Déjà-vu: O Forte". In Time Out: Os Viajantes do Tempo, Ademir Pascale, ed. Belo Horizonte, MG: Editora Estronho, agosto de 2011. Conto. "Déjà-Vu: O Forte". In Time Out: Os Viajantes do Tempo, Ademir Pascale, ed. Belo Horizonte, MG: Editora Estronho, 1.ª edição eletrônica, 6 de fevereiro de 2013, 1729 KB. Conto.

  • "Vale-Tudo". In Duplo Cyberpunk: O Consertador de Bicicleta/Vale-Tudo, de Bruce Sterling/Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir Livraria, dezembro de 2010. Noveleta.
  • "A Travessia". In Duplo Fantasia Heroica: O Encontro Fortuito de van Oost e Oludara/A Travessia, de Christopher Kastensmidt/Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir Livraria, dezembro de 2010. Noveleta.
  • "Tempestade Solar". Revista Portal Fahrenheit, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo, dezembro de 2010. Conto.

"Tempestade Solar". in Todos os Portais: Realidades Expandidas, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo: Terracota Editora, novembro de 2012.

  • "Trunfo de Campanha". In Assembleia Estelar: Histórias de Ficção Científica Política, Marcello Simão Branco, ed. São Paulo: Devir Livraria, fevereiro de 2011. Noveleta.
  • "Os Róseos Anos-Luz". In Terra Magazine, 23 de julho de 2011, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5257535-EI6622,00-Conto+Os+Roseos+AnosLuz.html Conto.
  • "Encontros de Sangue". In Duplo Fantasia Heroica 2: A Batalha Temerária Contra o Capelobo/Encontros de Sangue, de Christopher Kastensmidt/Roberto de Sousa Causo. São Paulo: Devir Livraria, agosto de 2011. Novela.
  • "Harmonia". In As Cidades Indizíveis, Fábio Fernandes & Nelson de Oliveira, eds. Rio de Janeiro: Llyr Editorial, agosto de 2011. Noveleta.
  • "Incidente Racial". Terra Magazine, 6 de novembro de 2011, http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5457022-EI6622,00-Conto+Incidente+Racial.html. Conto.
  • "Para Viver na Barriga do Monstro". In 2013: Ano Um, Alícia Azevedo & Daniel Borba, eds. Petrópolis, RJ/Praia Grande, SP: Editora Ornitorrinco/Editora Literata, abril de 2012. Conto.
  • "A Alma de um Mundo". In Space Opera: Jornadas Inimagináveis em uma Galáxia não muito Distante, Hugo Vera & Larissa Caruso, eds. São Paulo: Editora Draco, agosto de 2012. Noveleta.
  • "Tempestade Solar". In Todos os Portais: Realidades Expandidas, Nelson de Oliveira, ed. São Paulo: Terracota Editora, novembro de 2012. Conto.
  • "Tengu e os Assassinos". In Sagas Volume 4: Odisseia Espacial, anônimo, ed. Porto Alegre: Argonautas Editora, abril de 2013. Noveleta.

Romances[editar | editar código-fonte]

  • A Corrida do Rinoceronte. São Paulo: Devir Livraria, outubro de 2006. Arte de capa do autor, texto de orelha de Finisia Fideli. Romance de fantasia contemporânea.
  • Anjo de Dor. São Paulo: Devir Livraria, dezembro de 2009. Capa de Vagner Vargas, introdução de Rubens Teixeira Scavone, texto de orelha de Braulio Tavares. Romance de horror tipo dark suspense.
  • Glória Sombria: A Primeira Missão do Matador. São Paulo: Devir Livraria, abril de 2013. Capa e ilustrações internas de Vagner Vargas. Romance curto de ficção científica tipo space opera militar.

Prêmiações em Concursos[editar | editar código-fonte]

  • Prêmio Jerônimo Monteiro, terceiro lugar com a noveleta "Patrulha para o Desconhecido", em 1991.
  • 3º Festival Universitário de Literatura, um de cinco classificados, com a novela Terra Verde, em 2000.
  • Projeto Nascente 11: Melhor texto, com a novela "O Par", em 2001.

Antologias[editar | editar código-fonte]

  • Dinossauria Tropicalia. São Paulo: Edições GRD, 1994. Arte de capa de Luiz Dias.
  • Estranhos Contatos: Um Panorama da Ufologia em 15 Narrativas Extraordinárias. São Paulo: Caioá Editora, dezembro de 1998. Arte de capa de R. S. Causo.
  • Histórias de Ficção Cientifica. São Paulo: Editora Ática, 2005. Arte de capa e ilustrações internas de Sam Hart.
  • Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica. São Paulo: Devir Livraria, 2007. Arte de capa de Vagner Vargas & R. S. Causo.
  • Rumo à Fantasia. São Paulo: Devir Livraria, 2009. Arte de capa de Vagner Vargas.
  • Contos Imediatos. São Paulo: Terracota Editora, 2009. Arte de capa de Claudio Mor.
  • Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras. São Paulo: Devir Livraria, 2009. Arte de capa de Vagner Vargas & R. S. Causo.
  • As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica. São Paulo: Devir Livraria, 2011. Arte de capa de Vagner Vargas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.