Roger Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Roger Wilson
Nascimento
 Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido Britânico

Roger Wilson (Sophie Wilson, após uma cirurgia de mudança de sexo), é um cientista da computação britânico.

História[editar | editar código-fonte]

Wilson graduou-se pela Universidade de Cambridge. Em 1978, projetou o Acorn Micro-Computer, primeiro de uma longa série de microcomputadores produzidos pela Acorn Computers Ltd.[1]

Em 1981, Wilson aperfeiçoou o dialeto BASIC do Acorn Atom para utilizá-lo no Acorn Proton, microcomputador que permitiu que a Acorn fosse escolhida como fornecedora do ambicioso projeto de informática educacional da British Broadcasting Corporation (BBC). Como resultado, o Proton tornou-se o BBC Micro e seu BASIC transformou-se no BBC BASIC. Em 1983, projetou o conjunto de instruções para um dos primeiros microprocessadores RISC, o Acorn RISC Machine (ARM), que posteriormente se tornaria um dos mais bem sucedidos casos de propriedade intelectual envolvendo uma UCP nos anos 1990 e 2000.

Wilson projetou a Acorn Replay, a arquitetura de vídeo das máquinas Acorn. Isto incluía as extensões do SO para acesso de vídeo bem como os próprios codecs, otimizados para execução em altas taxas de atualização de vídeo nas UCPs ARM, a partir do ARM 2.

Wilson fez parte da diretoria da empresa de TI e jogos Eidos plc, a qual financiou e criou a Eidos Interactive a partir de 1990, e fez trabalhos de consultoria para a ARM Ltd quando ela separou-se da Acorn em 1990.

Referências

  1. Russell, R. T.. A History of BBC BASIC. Página visitada em 10-06-2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.