São Sebastião do Anta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Município de São Sebastião do Anta
"Anta"
Bandeira desconhecida
Brasão de São Sebastião do Anta
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Aniversário 21 de dezembro
Fundação 21 de dezembro de 1995
Gentílico antense
Lema Construindo uma cidade para todos!
Prefeito(a) João Batista Vinha (PMDB)
(2009–2012)
Localização
Localização de São Sebastião do Anta
Localização de São Sebastião do Anta em Minas Gerais
São Sebastião do Anta está localizado em: Brasil
São Sebastião do Anta
Localização de São Sebastião do Anta no Brasil
19° 29' 52" S 41° 59' 02" O19° 29' 52" S 41° 59' 02" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Vale do Rio Doce IBGE/2008[1]
Microrregião Caratinga IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes São Domingos das Dores, Imbé de Minas, Inhapim
Distância até a capital 305 km
Características geográficas
Área 80,181 km² [2]
População 5 739 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 71,58 hab./km²
Clima tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,654 médio PNUD/2000[4]
PIB R$ 36 018,772 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 6 387,44 IBGE/2008[5]
Página oficial

São Sebastião do Anta é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 6 mil habitantes, está situado na Microrregião de Caratinga e Mesorregião do Vale do Rio Doce.

O município foi emancipado no dia 21 de dezembro de 1995 com publicação oficial no Diário da União. A primeira eleição municipal aconteceu no dia em 3 de outubro de 1996, e sendo eleitos Francisco José de Freitas e Juscelino de Assis Ribeiro.

São Sebastião do Anta e um município conhecido por produzir muito café, e de boa qualidade, na zona rural da cidade há centenas de pequenas fazendas que trabalha no beneficiamento do café.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo é composto por dois termos. Anta se refere à abundância do animal na região na época da criação e São Sebastião é uma homenagem ao santo escolhido como padroeiro da capela local.

História[editar | editar código-fonte]

São Sebastião do Anta foi fundado a partir da Lei Estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995.[6]

Em 3 de outubro de 1996 aconteceu a primeira eleição do município de São Sebastião do Anta e em 1º de janeiro de 1997 tomaram posse o primeiro prefeito Francisco José de Freitas com seu vice-prefeito Juscelino de Assis Ribeiro (PFL).

Em 2000 houve a segunda eleição municipal em São Sebastião do Anta. Os candidatos eram Jésus Vinha e vice Zito (PMDB); Jairo Soares e vice João Dornelas (PFL); e Batista do PT. Os candidatos do PFL ganharam e assumiram a cidade até 2004. A terceira eleição os candidatos a prefeito eram Jairo Soares e João Dornelas novamente pelo PFL e Jésus Vinha e vice Batista coligação PMDB-PT. Desta vez Jésus Vinha leva a melhor e vence. Jésus Vinha ficou no cargo até 15 de maio de 2005 quando veio a falecer em pleno mandato. O vice Batista se torna prefeito e comanda a cidade ate janeiro de 2009. A quarta eleição teve o candidato João do Jésus, filho do ex-prefeito falecido, Jésus Vinha, e como seu vice João Dornelas, na coligação entre os dois principais partidos da cidade PMDB-PFL (Democratas); e Sebastião Orozimbo e seu vice Carlinhos da coligação (PSDB-PT). Desta vez João do Jésus ganha e assume o principal cargo da cidade ate 2012.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população estimada em 2008 era de 5.500 habitantes. Para se chegar a São Sebastião do Anta é preciso pegar a rodovia MG-258 partindo de Inhapim, passar por São Domingos das Dores e seguir até o km 23.

Vista do ponto mais alto de São Sebastião do Anta,

Situada na microrregião de Caratinga e mesorregião do Vale do Rio Doce, confrontando ao sul com o Município de Imbé de Minas, ao leste com a cidade de São Domingos das Dores, leste e norte com o município de Inhapim, apresenta sete córregos principais: Córrego do Parado, Córrego do Emboque, Córrego do Anta, Córrego das Aguas Claras, Córrego Boa Esperança, Córregos dos Felipes e Rio Preto, numa área de aproximadamente 80,4km². O relevo caracteriza-se por uma sucessão de morros,colinas,serras, sendo 20% montanhoso e 20% ondulado e 10% baixada apresentando uma altitude em relação ao oceano atlântico, de 800 a 900m.

A vegetação é formada principalmente por florestas estacional semi-descida de planície de encosta típica do Vale do Rio Doce. O clima é mesotérmico, quase megatérmico do tipo tropical e sub-tropical e sub-úmido; e frio, o que se explica devido a altitude, mesmo no verão durante a noite, principalmente na época de chuvas, há uma queda brusca de temperatura, divergindo assim dos locais vizinhos.

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Saúde[editar | editar código-fonte]

O município oferece diversos serviços de atenção básica e possui uma infraestrutura na área de saúde tanto nos hospitais (PSF) quanto nos veículos, e diversas parcerias com hospitais de cidades vizinhas como a CIS-MIRECAR de Caratinga e o Hospital São Sebastião do Inhapim, na cidade de Inhapim. péssima saúde. Um paciente morreu no mês de maio de 2014, por negligência no atendimento, os funcionários do PSF negaram atendimento a um cidadão e ele acabou morrendo.

Economia e Progresso[editar | editar código-fonte]

A economia do município de São Sebastião do Anta e de sua grande maioria a agricultura, principalmente café, que é produto de exportação, e considerando de ótima qualidade. O município de São Sebastião do Anta faz parte da "Cafá das Matas de Minas, considerado o melhor do Brasil.

No ano de 1950, o povo conhece o primeiro meio de comunicação, um radio a pilha do Sr. Duca. Por volta dos anos 1958-1959, surge a primeira escola com o nome de "Escola Municipal João Barbosa", que funciona na casa da prefeitura, na praça João Barbosa Neto. Mais tarde a escola se tornou Escola Estadual Professor Ilídio Alves de Carvalho, com sede própria em terras doadas peço Sr José Florêncio de Souza.

Em 1964, o pequeno povoado se torna distrito e recebe o Cartório de Paz e Notas, cujo escrivão era Sr, Ilidio Alves de Carvalho Filho; nessa época , tínhamos luz de usina fornecida pelo Sr João Antonio da Silveira, que também foi o primeiro juiz de Paz do distrito.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Prefeito: Osmaninho Custódio de Melo. Vice: José do Carmo Jacinto

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A cidade gira em torno de três ruas, a principal e as duas secundárias, tendo a praça o único lugar de 'point'. Embora a cidade seja tranquila e com uma boa renda per capita, grande parte da população não gosta, preferindo ficar em cidades vizinhas como Inhapim.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. IBGE - cidades@ - Histórico - São Sebastião do Anta (MG) ibge.gov.br.. Página visitada em 21 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.