Sérgio Amadeu da Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sérgio Amadeu no Campus Party Brasil, 2009.

Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo brasileiro, geralmente lembrado como defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Sérgio Amadeu é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo[1] e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC)[2] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sérgio Amadeu foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), eleito no Congresso de Reconstrução da entidade, em 1981.

Sua carreira nas áreas de Inclusão Digital e Software Livre começou no Instituto Florestan Fernandes, ao participar da criação do Projeto Sampa.org de telecentros comunitários.

Com a vitória de Marta Suplicy nas eleições paulistanas, Amadeu criou e ficou à frente da Coordenadoria do Governo Eletrônico da Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo. Reformulou o portal da prefeitura e criou a Rede Pública de Telecentros, que chegou a ter 129 unidades em dezembro de 2004 — o maior programa de inclusão digital já implementado no país.

Foi nomeado presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República do Brasil.[3] Em sua gestão, o ITI assumiu a secretaria executiva do Projeto Casa Brasil, de inclusão digital. Participou da criação do Comitê de Implementação de Software Livre (CISL), uma iniciativa para incentivo ao uso do software público.[4]

Em 2005, deixou o cargo e voltou a atuar como professor de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Também foi o consultor de conteúdo do Campus Party Brasil 2009.[5]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento
  • Software Livre e Inclusão Digital
  • Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
  • Comunicação Digital e a Construção dos Commons: Redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.