Sónia Brazão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sónia Brazão
Nome completo Sónia Margarida Miranda da Fonseca
Nascimento 1 de fevereiro de 1975 (39 anos)
Lisboa
Residência Portugal
Nacionalidade Portugal portuguesa
Ocupação Atriz, Bailarina, Cantora, Apresentadora, Modelo

Sónia Margarida Miranda da Fonseca (Lisboa, 1 de Fevereiro de 1975)[1] , mais conhecida como Sónia Brazão é uma atriz, apresentadora , cantora e modelo portuguesa.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Começou a dançar com apenas oito anos de idade. É formada no Conservatório, onde entrou aos doze anos, estudando ballet clássico e danças modernas e contemporâneas. Iniciou um passatempo como pintora de tecidos. Aos dezanove anos uma lesão num joelho impediu-a de trabalhar nessa actividade durante um ano, durante o qual foi vendedora numa loja, e à noite cantava em bares para os amigos. Integrou o coro do grupo A Fúria do Açúcar e a girl group Tentações. Viveu durante um ano na Figueira da Foz.

Em 3 de junho de 2011 ficou ferida numa explosão de gás na sua casa em Algés, tendo ficado com queimaduras graves na quase totalidade do seu corpo[2] . No momento da explosão, Sónia Brazão teria uma taxa de álcool no sangue de 4,27 g/l[3] . A 18 de Julho de 2011 teve alta e abandonou, um mês depois de ter sido internada, o Hospital de São José, em Lisboa.[4]

Em maio de 2012 o Ministério Público decidiu acusá-la do crime de libertação de gases asfixiantes e explosão que poderia ser punido até oito anos da cadeia[5] .

O início do julgamento foi a 1 de outubro de 2013[6] .

O Ministério Público pediu uma pena de prisão não inferior a quatro anos para Sónia, por considerar que a atriz, numa tentativa de suicídio, provocou a explosão do seu apartamento[7] .

Em novembro de 2013, a atriz foi condenada a três anos de prisão com pena suspensa pela explosão do seu apartamento. O Tribunal de Oeiras considerou que a atriz agiu com dolo ao ligar os bicos do fogão e considerou provado que esta quis pôr termo à vida. Para a procuradora do Ministério Público, "apenas se aceita a suspensão se tiver acompanhamento médico psiquiátrico por todo o período que for determinada a suspensão"[8] .

Carreira como apresentadora e atriz[editar | editar código-fonte]

Depois de um casting para um programa de televisão, foi convidada para participar num espectáculo de vaudeville em Lisboa, e pouco depois integrou a banda Tentações. Figura alta e elegante, cativou as atenções. Em 2002 foi apresentadora da campanha política do PSD.

As participações como atriz e apresentadora são:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]